A maior rede de estudos do Brasil

Português 1 1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais deixaram claro que a linguagem verbal abrange tanto textos orais quanto escritos. Assim, cabe res

PortuguêsUNOPAR

2 resposta(s)

User badge image

Rose

Há mais de um mês

Português

1

 

1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais deixaram claro que a linguagem verbal abrange tanto textos orais quanto escritos. Assim, cabe ressaltar a importância de que as atividades escolares no ensino de língua portuguesa abordem, de forma equilibrada, o desenvolvimento e o domínio das quatro habilidades, quais sejam, a fala, a audição, a leitura e a escrita. A partir de tais constatações,  assinale a alternativa que contempla uma afirmação verdadeira, de acordo com o conteúdo apresentado no capítulo 6 de nosso livro. 

Peso: 1.0

 

    É irrelevante levar em conta os conhecimentos anteriores que a criança traz para o ambiente da sala de aula, uma vez que ela vem à escola para aprender. 

 

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe um compromisso formal por parte dos governos federal, estaduais e municipais para assegurar a alfabetização até os oito anos de idade. 

 

    Já que a criança entra na escola sabendo falar perfeitamente, é compreensível e natural que a oralidade não precisa ser trabalhada em sala de aula. 

 

    A capacidade de uma criança para identificar e compreender placas, imagens, informações variadas depende muito da classe social da qual ela faz parte. 

 

    Um dos principais motivos pelos quais a criança tem facilidade para produzir textos pode ser explicado pelo fato de a escola avaliar bem as atividades escritas. 

 

2

 

2. Considere como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas que seguem. Após, marque a opção que propõe a sequência correta. 

 

( ) A linguagem verbal abrange especialmente o uso oral de uma língua.

( ) É recomendado que apenas o professor decida sobre os critérios e a sequência dos conteúdos a serem estudados.

( ) Está claro nos PCNs que a fala, a audição, a leitura e a escrita devem embasar as decisões relativas aos conteúdos de língua portuguesa. 

( ) É necessário que a escola dedique atenção à oralidade,  embora a criança, ao ingressar na escola, já  fale bem.   

( )A realização de exames amplos e abrangentes ao final do quarto ano do ensino fundamental é uma  das determinações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

Peso: 1.0

 

    F, V, F, F, V. 

 

    F, F, V, V, F. 

 

    V, F, V, F, V. 

 

    V, V, F, F. F. 

 

    V, F, F, V. V. 

 

3

 

3. Analise as afirmações que seguem e considere-as como verdadeiras ou falsas. Após, assinale a sequência correta. 

 

( )  Conhecer aspectos gramaticais da língua é importante para a elaboração de textos, pois, ao escrever pode-se monitorar a escrita, o que auxilia na coerência, na coesão  e na correção.  

( )  Em termos de grafia, é correto afirmar que a língua inglesa é mais conservadora do que a língua portuguesa, pois continua grafando ph e outras consoantes repetidas que já existiam em português.           

(  ) A maioria dos professores, hoje, sabe que as crianças, ao longo do tempo, aprendem a escrever  de forma correta naturalmente através da leitura e da prática  da escrita. 

(   )  É fundamental que a prática da escrita e os conhecimentos prévios nos anos iniciais constituam o ponto de partida para uma adequada abordagem do domínio sobre a gramática. 

 

Peso: 1.0

 

    V, V, F, F. 

 

    V, F, V, F. 

 

    V, V, F, V. 

 

    F, V, F, V. 

 

    F, F, V, V. 

 

4

 

4. Escolha a única afirmação verdadeira.   

Peso: 1.0

 

    Os autores do capítulo 7 sugerem que o ensino de aspectos gramaticais deve receber bastante ênfase nas séries iniciais. 

 

    As crianças dos anos iniciais não têm capacidade para identificar regularidades ou irregularidades gramaticais. 

 

    A partir da função da metalinguagem, os professores sabem que os aspectos gramaticais devem ser ensinados, partindo do que os alunos desconhecem. 

 

    É elementar que é impossível ensinar concordância verbal sem falar em sujeito e predicado. 

 

    Para ensinar qualquer aspecto gramatical, é fundamental sempre partir do que os alunos já sabem. 

 

5

 

5. Considere as assertivas e, após, indique a alternativa correta.  

 

I  - Os PCNs estimulam o ensino da gramática a partir do uso de livros didáticos prontos e da prática de muitos exercícios.

II  -  Entre os objetivos que os PCNs preveem para o Ensino Fundamental estão a expansão do uso da linguagem, o respeito às variedades linguísticas e a valorização da leitura.

III – O uso de um mesmo texto em diferentes atividades e as reflexões sobre ele  são importantes  para dominar com eficiência os recursos da escrita.

 

Peso: 1.0

 

    I, II e III são verdadeiras. 

 

    Somente II e III são verdadeiras. 

 

    Somente I e II são verdadeiras. 

 

    Somente I é verdadeira. 

 

    Somente III é verdadeira. 

 

6

 

6. Somente duas das assertivas são verdadeiras pelo que você estudou no capítulo 8. Assinale a alternativa que contém as mesmas. 

 

1. Brito (2009) propõe a transdisciplinaridade, porque a língua está presente em todos os conteúdos.

2. Para os PCNs, análises linguísticas podem constituir fonte de questionamentos e uma maneira de organizar informações sobre a língua.

3.  Conforme Brito, também é importante que a redefinição do que se entende por leitura fique restrita aos conhecimentos mais fáceis para a criança.

4.  Na prática da análise e reflexão sobre a língua, não é produtivo trabalhar em grupo.

 

Peso: 1.0

 

     1, 3. 

 

    2, 3. 

 

    2, 4. 

 

    1, 2. 

 

    3, 4. 

 

7

 

7. A esta altura das nossas atividades desenvolvidas na presente disciplina, os acadêmicos já ouviram falar muito de aspectos importantes no ensino da língua nos anos iniciais. Na atualidade, inúmeras situações culturais, linguístico-pedagógicas estão ancoradas em textos, em palavras e mensagens escritas. Em sala de aula, a exploração de textos, sejam dos próprios alunos ou textos prontos, é recurso riquíssimo para a ampliação do conhecimento. A  partir de uma atenta leitura do capítulo nove de seu livro-texto, duas das afirmações são verdadeiras. Assinale a alternativa correta. 

 

I   - É absurdamente inadequado trabalhar diferentes gêneros textuais nos primeiros anos de escolarização. O gênero mais adequado, nessa fase, é constituído pelos contos de fadas.

II  - Através de variados textos, quando adequadamente explorados, a criança dos anos iniciais pode aprender aspectos culturais, linguísticos, gramaticais, além de ter contato com diferentes gêneros textuais. 

III – Todas as disciplinas e conteúdos trabalhados em sala de aula estão na dependência direta de uma boa compreensão e interpretação adequada de textos. 

IV – Uma das formas mais eficientes para aprimorar a proficiência e a qualidade das produções textuais das crianças dos anos iniciais é avaliar com boas notas tudo que elas escrevem.

 

Peso: 1.0

 

    I e III. 

 

    IV e I. 

 

    II e IV. 

 

    III e IV. 

 

    II e III. 

 

8

 

8. Assinale a única afirmação verdadeira com base nos seus estudos do nono capítulo.  

Peso: 1.0

 

    Os aspectos humorísticos e linguístico-gramaticais devem ser evitados na seleção de textos a serem trabalhados nas séries iniciais. 

 

    Os textos produzidos pelos próprios alunos constituem uma fonte inadequada para disparar as habilidades de produção textual. 

 

    Dominar os aspectos linguístico-gramaticais é uma forma de introduzir e ampliar a exploração de materiais escritos. 

 

    Entre as tipologias textuais que podem ser trabalhadas nos anos iniciais a mais importante é a descrição. 

 

    É fundamental que os professores atribuam nota às produções textuais já nos anos iniciais. 

 

9

 

9. Considere as afirmações como V (verdadeira) ou F (falsa). Após, indique a alternativa correta. 

 

(   ) Foi na primeira metade do século XX que os governantes brasileiros começaram a distribuir livros didáticos para as escolas.

(  ) A partir do Guia de Livros Didáticos, os professores das escolas públicas realizam a escolha dos livros a serem usados.

(  ) O PNLD, atualmente, tem como principal objetivo facilitar aos professores a tarefa de escolher o melhor livro didático.

( ) A institucionalização da avaliação de livros didáticos durante o governo de Getúlio Vargas tinha um caráter ideológico.

 

Peso: 1.0

 

    V, V, V, F. 

 

    V, V, F, F. 

 

    F, V, F, F. 

 

    F, V, F, V. 

 

    F, F, V. V. 

 

10

 

10. A partir de uma atenta leitura do capítulo dez de seu livro-texto, duas das afirmações são verdadeiras. Assinale a alternativa que contempla essas duas assertivas.   

 

I   - Os livros didáticos produzidos no  Brasil a partir de 1808 já se preocupavam com uma identidade nacional.

II - A avaliação das obras didáticas no governo Getúlio Vargas apresentava orientação ideológica.

III – A universalidade está entre os principais objetivos do PNLD.

IV - Os critérios de avaliação dos livros didáticos são todos de natureza política.

 

Peso: 1.0

 

    I e II. 

 

    II e III. 

 

    III e IV. 

 

    I e IV. 

 

    II e IV. 

 

 

 

Português

1

 

1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais deixaram claro que a linguagem verbal abrange tanto textos orais quanto escritos. Assim, cabe ressaltar a importância de que as atividades escolares no ensino de língua portuguesa abordem, de forma equilibrada, o desenvolvimento e o domínio das quatro habilidades, quais sejam, a fala, a audição, a leitura e a escrita. A partir de tais constatações,  assinale a alternativa que contempla uma afirmação verdadeira, de acordo com o conteúdo apresentado no capítulo 6 de nosso livro. 

Peso: 1.0

 

    É irrelevante levar em conta os conhecimentos anteriores que a criança traz para o ambiente da sala de aula, uma vez que ela vem à escola para aprender. 

 

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe um compromisso formal por parte dos governos federal, estaduais e municipais para assegurar a alfabetização até os oito anos de idade. 

 

    Já que a criança entra na escola sabendo falar perfeitamente, é compreensível e natural que a oralidade não precisa ser trabalhada em sala de aula. 

 

    A capacidade de uma criança para identificar e compreender placas, imagens, informações variadas depende muito da classe social da qual ela faz parte. 

 

    Um dos principais motivos pelos quais a criança tem facilidade para produzir textos pode ser explicado pelo fato de a escola avaliar bem as atividades escritas. 

 

2

 

2. Considere como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas que seguem. Após, marque a opção que propõe a sequência correta. 

 

( ) A linguagem verbal abrange especialmente o uso oral de uma língua.

( ) É recomendado que apenas o professor decida sobre os critérios e a sequência dos conteúdos a serem estudados.

( ) Está claro nos PCNs que a fala, a audição, a leitura e a escrita devem embasar as decisões relativas aos conteúdos de língua portuguesa. 

( ) É necessário que a escola dedique atenção à oralidade,  embora a criança, ao ingressar na escola, já  fale bem.   

( )A realização de exames amplos e abrangentes ao final do quarto ano do ensino fundamental é uma  das determinações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

Peso: 1.0

 

    F, V, F, F, V. 

 

    F, F, V, V, F. 

 

    V, F, V, F, V. 

 

    V, V, F, F. F. 

 

    V, F, F, V. V. 

 

3

 

3. Analise as afirmações que seguem e considere-as como verdadeiras ou falsas. Após, assinale a sequência correta. 

 

( )  Conhecer aspectos gramaticais da língua é importante para a elaboração de textos, pois, ao escrever pode-se monitorar a escrita, o que auxilia na coerência, na coesão  e na correção.  

( )  Em termos de grafia, é correto afirmar que a língua inglesa é mais conservadora do que a língua portuguesa, pois continua grafando ph e outras consoantes repetidas que já existiam em português.           

(  ) A maioria dos professores, hoje, sabe que as crianças, ao longo do tempo, aprendem a escrever  de forma correta naturalmente através da leitura e da prática  da escrita. 

(   )  É fundamental que a prática da escrita e os conhecimentos prévios nos anos iniciais constituam o ponto de partida para uma adequada abordagem do domínio sobre a gramática. 

 

Peso: 1.0

 

    V, V, F, F. 

 

    V, F, V, F. 

 

    V, V, F, V. 

 

    F, V, F, V. 

 

    F, F, V, V. 

 

4

 

4. Escolha a única afirmação verdadeira.   

Peso: 1.0

 

    Os autores do capítulo 7 sugerem que o ensino de aspectos gramaticais deve receber bastante ênfase nas séries iniciais. 

 

    As crianças dos anos iniciais não têm capacidade para identificar regularidades ou irregularidades gramaticais. 

 

    A partir da função da metalinguagem, os professores sabem que os aspectos gramaticais devem ser ensinados, partindo do que os alunos desconhecem. 

 

    É elementar que é impossível ensinar concordância verbal sem falar em sujeito e predicado. 

 

    Para ensinar qualquer aspecto gramatical, é fundamental sempre partir do que os alunos já sabem. 

 

5

 

5. Considere as assertivas e, após, indique a alternativa correta.  

 

I  - Os PCNs estimulam o ensino da gramática a partir do uso de livros didáticos prontos e da prática de muitos exercícios.

II  -  Entre os objetivos que os PCNs preveem para o Ensino Fundamental estão a expansão do uso da linguagem, o respeito às variedades linguísticas e a valorização da leitura.

III – O uso de um mesmo texto em diferentes atividades e as reflexões sobre ele  são importantes  para dominar com eficiência os recursos da escrita.

 

Peso: 1.0

 

    I, II e III são verdadeiras. 

 

    Somente II e III são verdadeiras. 

 

    Somente I e II são verdadeiras. 

 

    Somente I é verdadeira. 

 

    Somente III é verdadeira. 

 

6

 

6. Somente duas das assertivas são verdadeiras pelo que você estudou no capítulo 8. Assinale a alternativa que contém as mesmas. 

 

1. Brito (2009) propõe a transdisciplinaridade, porque a língua está presente em todos os conteúdos.

2. Para os PCNs, análises linguísticas podem constituir fonte de questionamentos e uma maneira de organizar informações sobre a língua.

3.  Conforme Brito, também é importante que a redefinição do que se entende por leitura fique restrita aos conhecimentos mais fáceis para a criança.

4.  Na prática da análise e reflexão sobre a língua, não é produtivo trabalhar em grupo.

 

Peso: 1.0

 

     1, 3. 

 

    2, 3. 

 

    2, 4. 

 

    1, 2. 

 

    3, 4. 

 

7

 

7. A esta altura das nossas atividades desenvolvidas na presente disciplina, os acadêmicos já ouviram falar muito de aspectos importantes no ensino da língua nos anos iniciais. Na atualidade, inúmeras situações culturais, linguístico-pedagógicas estão ancoradas em textos, em palavras e mensagens escritas. Em sala de aula, a exploração de textos, sejam dos próprios alunos ou textos prontos, é recurso riquíssimo para a ampliação do conhecimento. A  partir de uma atenta leitura do capítulo nove de seu livro-texto, duas das afirmações são verdadeiras. Assinale a alternativa correta. 

 

I   - É absurdamente inadequado trabalhar diferentes gêneros textuais nos primeiros anos de escolarização. O gênero mais adequado, nessa fase, é constituído pelos contos de fadas.

II  - Através de variados textos, quando adequadamente explorados, a criança dos anos iniciais pode aprender aspectos culturais, linguísticos, gramaticais, além de ter contato com diferentes gêneros textuais. 

III – Todas as disciplinas e conteúdos trabalhados em sala de aula estão na dependência direta de uma boa compreensão e interpretação adequada de textos. 

IV – Uma das formas mais eficientes para aprimorar a proficiência e a qualidade das produções textuais das crianças dos anos iniciais é avaliar com boas notas tudo que elas escrevem.

 

Peso: 1.0

 

    I e III. 

 

    IV e I. 

 

    II e IV. 

 

    III e IV. 

 

    II e III. 

 

8

 

8. Assinale a única afirmação verdadeira com base nos seus estudos do nono capítulo.  

Peso: 1.0

 

    Os aspectos humorísticos e linguístico-gramaticais devem ser evitados na seleção de textos a serem trabalhados nas séries iniciais. 

 

    Os textos produzidos pelos próprios alunos constituem uma fonte inadequada para disparar as habilidades de produção textual. 

 

    Dominar os aspectos linguístico-gramaticais é uma forma de introduzir e ampliar a exploração de materiais escritos. 

 

    Entre as tipologias textuais que podem ser trabalhadas nos anos iniciais a mais importante é a descrição. 

 

    É fundamental que os professores atribuam nota às produções textuais já nos anos iniciais. 

 

9

 

9. Considere as afirmações como V (verdadeira) ou F (falsa). Após, indique a alternativa correta. 

 

(   ) Foi na primeira metade do século XX que os governantes brasileiros começaram a distribuir livros didáticos para as escolas.

(  ) A partir do Guia de Livros Didáticos, os professores das escolas públicas realizam a escolha dos livros a serem usados.

(  ) O PNLD, atualmente, tem como principal objetivo facilitar aos professores a tarefa de escolher o melhor livro didático.

( ) A institucionalização da avaliação de livros didáticos durante o governo de Getúlio Vargas tinha um caráter ideológico.

 

Peso: 1.0

 

    V, V, V, F. 

 

    V, V, F, F. 

 

    F, V, F, F. 

 

    F, V, F, V. 

 

    F, F, V. V. 

 

10

 

10. A partir de uma atenta leitura do capítulo dez de seu livro-texto, duas das afirmações são verdadeiras. Assinale a alternativa que contempla essas duas assertivas.   

 

I   - Os livros didáticos produzidos no  Brasil a partir de 1808 já se preocupavam com uma identidade nacional.

II - A avaliação das obras didáticas no governo Getúlio Vargas apresentava orientação ideológica.

III – A universalidade está entre os principais objetivos do PNLD.

IV - Os critérios de avaliação dos livros didáticos são todos de natureza política.

 

Peso: 1.0

 

    I e II. 

 

    II e III. 

 

    III e IV. 

 

    I e IV. 

 

    II e IV. 

 

 

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes