Buscar

O que é Transtorno do engajamento social desinibido?

💡 1 Resposta

User badge image

Julia Hannah Santos Pereira

Oi Sam.

Então, no DSM 5 está no capítulo de "Transtornos Relacionados a Trauma e Estressores", na qual um deles é o Transtorno de Interação Social Desinibida. Pontos que colaboram para o diagnóstico: aborda e interage com adultos desconhecidos (discrição reduzida, comportamento verbal e físico não compatível com a idade, diminuição ou ausência de retorno ao cuidador adulto após aventurar-se, vontade de sair com um adulto estranho sem hesitação). Não se limitam à impulsividade. Vivência de extremos descuidados (negligência, ausência de atendimento às
necessidades emocionais básicas, falta de estímulo e afeição; mudança repentina de cuidador, limitando oportunidades de formar vínculo estável; contextos peculiares). Critério anterior responsável pelo primeiro critério. Não se deve à outras condições médicas e causa prejuízo social e profissional. Só é diagnosticável após a criança ter no mínimo 9 meses de idade de desenvolvimento.

Persistente: transtorno presente há mais de 12 meses. O transtorno de interação social desinibida é especificado como grave quando a criança exibe todos os sintomas do transtorno, e cada sintoma se manifesta em níveis relativamente elevados.
Esse comportamento excessivamente familiar (inadequado para a idade) viola os limites sociais da cultura.
Ocorre com frequência concomitantemente a atrasos no desenvolvimento, sobretudo atrasos na cognição e na linguagem. Ou então, ligadas a grave negligência, maus tratos ou desnutrição.
Prevalência: incerto. (20% entre crianças institucionalizadas).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais