Buscar

O tópico frasal por alusão/citação ocorre quando o autor do texto faz referência a um fato histórico, às palavras de outra pessoa, a crenças ou, até m

💡 3 Respostas

User badge image

Flavio Luiz Lopes

O tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, uma espécie de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo que segue. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não se deve escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear. Além disso, cada ideia nuclear determina a criação de um parágrafo próprio.

Normalmente, o tópico frasal é expresso em uma única frase, podendo, eventualmente, ser constituído de até duas frases curtas.

O tópico frasal pode ser explicitado logo no início do parágrafo, garantindo maior clareza e coerência ao texto e facilitando a leitura. Nesse caso, ele se dá através de uma declaração inicial – uma afirmação ou negação que será seguida de explicação, fundamentação, exemplos, evidências, etc. O exemplo a seguir ilustra esse tipo de tópico frasal, dentro de seu respectivo parágrafo (o tópico frasal está sublinhado):

Exemplo 1: Muitas vezes o mau uso dos suportes tecnológicos pelo professor põe a perder todo o trabalho pedagógico e a própria credibilidade do uso das tecnologias em atividades educacionais. Os educadores precisam compreender as especificidades desses equipamentos e suas melhores formas de utilização em projetos educacionais. O uso inadequado dessas tecnologias compromete o ensino e cria um sentimento aversivo em relação à sua utilização em outras atividades educacionais, difícil de ser superado.

O tópico frasal também pode ser apresentado a partir de uma definição, um procedimento comum na redação científica, uma vez que os termos chave da pesquisa precisam ser explicitados ao leitor. Por exemplo**:

Exemplo 2: Limite crítico pode ser definido como um critério a ser seguido para cada medida preventiva associada com um PCC[ponto crítico de controle]. Cada PCC contará com uma ou mais medidas preventivas que devem ser apropriadamente implementadas para assegurar a prevenção, eliminação ou redução dos perigos a níveis aceitáveis. Cada medida preventiva está associada com limites críticos que são as fronteiras de segurança para que cada PCC possa variar sem que se perca o controle sobre ele. Existem limites críticos para medidas preventivas como temperatura, tempo (ou a combinação dos dois), dimensões físicas, umidade, atividade de água, pH, acidez, concentração de sais, cloro livre, viscosidade, conservadores, informação sensorial como textura, aroma e aparência visual. A informação necessária para o estabelecimento dos limites críticos pode ser encontrada em publicações científicas especializadas, normas e regulamentos, estudos experimentais e especialistas no tema que nos interessa. A indústria alimentícia é responsável pelo comprometimento das autoridades competentes na validação dos limites críticos que controlarão o perigo identificado.

Outra possibilidade de apresentar o tópico frasal é a partir de uma divisão, ou seja, quando o autor expõe que dado assunto se divide em X partes. Dependendo da quantidade de conteúdo dessas partes, elas podem ser incorporadas no mesmo parágrafo ou receber um parágrafo individualizado por parte da divisão. Exemplo:

Exemplo 3: Originaram-se daí dois tipos principais de relações nacional-local. De um lado, aquelas experiências em que a unidade política e econômica conferida pelo Estado Nacional representou maior dinamismo para as economias locais pré-existentes, que já dispunham de uma tradição mercantil e manufatureira. De outro, aqueles casos em que um Estado dirigista e centralizador estabeleceu-se sobre um conjunto de sistemas locais predominantemente rurais e pouco estruturados. Enquanto, no primeiro caso, tendeu-se para um federalismo descentralizado, no segundo caso o poder central impôs-se sobre as especificidades locais, embora assentando-se, em tese, sobre a noção de diversidade intra-nacional (Benko, 1996).

Também é possível enunciar o tópico frasal do parágrafo com uma alusão histórica ou menção a evento recente. Um exemplo de alusão histórica encontra-se a seguir:

Exemplo 4: Durante o Renascimento Carolíngio, século VIII, Carlos Magno (747 – 814) estabeleceu leis, onde tudo que lembrasse a cultura romana fosse guardado. Preservar, recolher, recuperar, essa era a ordem do dia. Com isso, através de uma importante atividade cultural, o imperador franco é reconhecido pela Igreja como legítimo sucessor de Roma. Fato esse de vital importância para atual União Européia. O papa João Paulo II em seus discursos, fez uma alusão à importância de Carlos Magno e de seu avô Carlos Martel (688 – 741) para a Europa Cristã. A própria constituição européia referencia o governo dos francos. Notamos a influência do passado, legitimando o presente e o futuro.

De qualquer modo, é fundamental ter em mente que cada tópico frasal não pode ser meramente apresentado; o mesmo precisa ser apropriadamente exploradocomentadoexplicadodemonstrado pelo(a) autor(a). Em outras palavras, não se pode partir para outra ideia central sem se desenvolver primeiramente a ideia anterior.

1
Dislike0
User badge image

Vagner Almeida

“O tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, uma espécie de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo que segue. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não se deve escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear. Além disso, cada ideia nuclear determina a criação de um parágrafo próprio. Normalmente, o tópico frasal é expresso em uma única frase, podendo, eventualmente, ser constituído de até duas frases curtas” (ESCRITA ACADÊMICA, 2016, p. 1).

 

Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:

I. O tópico frasal pode ser explicitado logo no início do parágrafo, garantindo maior clareza e coerência ao texto e facilitando a leitura. Nesse caso, ele se dá através de uma declaração inicial – uma afirmação ou negação que será seguida de explicação, fundamentação, exemplos, evidências etc.

II. Outra possibilidade de apresentar o tópico frasal é a partir de uma divisão, ou seja, quando o autor expõe que dado assunto se divide em X partes. Dependendo da quantidade de conteúdo dessas partes, elas podem ser incorporadas no mesmo parágrafo ou receber um parágrafo individualizado por parte da divisão.

III. Dessa forma, pode partir para outra ideia central sem se desenvolver primeiramente a ideia anterior.

IV. De qualquer modo, é fundamental ter em mente que cada tópico frasal não pode ser meramente apresentado; o mesmo precisa ser apropriadamente explorado, comentado, explicado, demonstrado pelo(a) autor(a).

A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA.

 

Escolha uma:

1
Dislike1
User badge image

Ioneide Gsrreto Carvalho

Obrigada! Valeu...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais