Buscar

Seminário Interdisciplinar ( Engenharia Civil)

A premissa fundamental do licenciamento ambiental consiste na exigência de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para empreendimentos e atividades passíveis de licenciamento, de forma a prevenir e/ou mitigar danos ambientais que venham a afetar o equilíbrio ecológico e socioeconômico, comprometendo a qualidade ambiental de uma determinada localidade, região ou país.

Sobre AIA e Licenciamento ambiental, avalie as asserções a seguir:

I)                    O Licenciamento de um empreendimento demanda a realização de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podendo ser um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

II)                  No EIA devem ser identificados e analisados os impactos ambientais nas fases de planejamento, implantação e operação.

III)                Impacto Ambiental é a alteração das propriedades do meio ambiente, afetando-o em suas diversas condições.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)I, apenas.
  • b)II, apenas.
  • c)I e III, apenas.
  • d)II e III, apenas
  • e)I, II e III.

💡 2 Respostas

User badge image

FERNANDO

,,,

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

De acordo com a legislação brasileira, a instalação de uma empresa ou atividade potencialmente prejudicial ao meio ambiente deve realizar o licenciamento ambiental antecipadamente. As leis nacionais relativas ao licenciamento ambiental estão sob a responsabilidade dos governos municipal, estadual e federal. Essa obrigação é compartilhada pelas Agências Estaduais de Meio Ambiente e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), como parte integrante do SISNAMA (Meio Ambiente Nacional).

O IBAMA atua principalmente no licenciamento de grandes projetos de infraestrutura envolvendo impactos em mais de um estado e atividades de [petróleo e gás] (na plataforma continental. Normalmente, o processo de avaliação é feito pelo órgão ambiental estadual que estudará os impactos que o empreendimento causará ou poderá causar ao meio ambiente, como seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (esgoto e efluentes), resíduos sólidos, etc. emissões atmosféricas, ruído e risco potencial de operação, como explosões e incêndios.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes