Buscar

Seminário Interdisciplinar ( Engenharia Civil)

A premissa fundamental do licenciamento ambiental consiste na exigência de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para empreendimentos e atividades passíveis de licenciamento, de forma a prevenir e/ou mitigar danos ambientais que venham a afetar o equilíbrio ecológico e socioeconômico, comprometendo a qualidade ambiental de uma determinada localidade, região ou país.

Sobre AIA e Licenciamento ambiental, avalie as asserções a seguir:

I)                    O Licenciamento de um empreendimento demanda a realização de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) podendo ser um Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

II)                  No EIA devem ser identificados e analisados os impactos ambientais nas fases de planejamento, implantação e operação.

III)                Impacto Ambiental é a alteração das propriedades do meio ambiente, afetando-o em suas diversas condições.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)I, apenas.
  • b)II, apenas.
  • c)I e III, apenas.
  • d)II e III, apenas
  • e)I, II e III.

💡 2 Respostas

User badge image

FERNANDO

,,,

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

De acordo com a legislação brasileira, a instalação de uma empresa ou atividade potencialmente prejudicial ao meio ambiente deve realizar o licenciamento ambiental antecipadamente. As leis nacionais relativas ao licenciamento ambiental estão sob a responsabilidade dos governos municipal, estadual e federal. Essa obrigação é compartilhada pelas Agências Estaduais de Meio Ambiente e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), como parte integrante do SISNAMA (Meio Ambiente Nacional).

O IBAMA atua principalmente no licenciamento de grandes projetos de infraestrutura envolvendo impactos em mais de um estado e atividades de [petróleo e gás] (na plataforma continental. Normalmente, o processo de avaliação é feito pelo órgão ambiental estadual que estudará os impactos que o empreendimento causará ou poderá causar ao meio ambiente, como seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (esgoto e efluentes), resíduos sólidos, etc. emissões atmosféricas, ruído e risco potencial de operação, como explosões e incêndios.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais