Buscar

O regime de competência é um dos regimes utilizados pela contabilidade para a realização dos registros contábeis. Seu conceito nos ensina que:

O regime de competência é um dos regimes utilizados pela contabilidade para a realização dos registros contábeis. Seu conceito nos ensina que: (Ref.: 201607375186)
1 ponto
 
  O reconhecimento de um fato contábil independe do recebimento ou de pagamento de qualquer valor
  O reconhecimento de um fato contábil depende de um recebimento ou de um pagamento de qualquer valor
  Este regime só deve ser utilizado pelas empresa prestadoras de serviços
  Este regime só pode ser utilizado pelas sociedades anônimas de capital aberto
  Só compete a um profissional da contabilidade sua utilização

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

O reconhecimento de um fato contábil independe do recebimento ou de pagamento de qualquer valor

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Regime de competência é um método de registro de lançamentos contábeis, que é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada. Caso uma empresa tenha feito uma despesa no mês de julho para pagar apenas em setembro, o registro contábil será efetuado em julho, sendo esse o mês de competência da despesa. O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.


O Regime de competência tem como principal função organizar as finanças e prever o futuro financeiro da empresa. O processo permite que as transações financeiras sejam registradas no arquivo contábil, gerando um relatório com informações que permitem a empresa prever os custos que serão necessários, dentro de determinado período, para alcançar as receitas esperadas.


Portanto, o conceito do regime de competência nos ensina que: o reconhecimento de um fato contábil independe do recebimento ou de pagamento de qualquer valor.

Fonte: https://blog.contaazul.com/glossario/regime-de-competencia/. Acesso em 21 de julho de 2018.

0
Dislike0
User badge image

Sandro A. Silva Freitas

regime de competência é um método para realizar o registro de lançamentos contábeis na data em que o evento acontece. Ou seja, na data do documento da receita ou despesa realizada. Não importa quando vai ser pago ou recebido, mas sim quando foi realizada a transação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais