Buscar

Esclarecer Ato-Fato Jurídico

O Ato-Fato Jurídico seria o efeito criado por um Negócio Jurídoco ou um Ato Jurídico? Tipo, comprei uma casa, o Ato-Fato Jurídico seria eu me tornar proprietário da casa. Ou pintar um quadro, criar uma música.. eu me tornaria proprietário, tendo os direitos autorais dos mesmos? É mais ou menos isso? Se alguém puder explicar eu agradeço. Obs: Não mandar teoria de Ctrl C + Ctrl V da internet, gostaria de uma explicação apenas, Obrigado!

💡 3 Respostas

User badge image

DEBORA PEREIRA

Ato-Fato Jurídico é decorrente de atos involuntários quanto ao resultado. Para a lei não importa a vontade do agente, mas o efeito produzido. Por exemplo: Um motorista ao desviar de criança que atravessa imprudentemente a rua, e acaba por bater em uma vitrine, esse motorista têm a responsabilidade no Direito Civil de indenizar o dano, a destruição da vitrine e danos provenientes. Vide: art. 188 CC/02.

Já o Ato Jurídico em sentido estrito é a ação de sujeitos de direito que gera consequências estabelecidas em normas jurídicas. O reconhecimento da paternidade, gera a obrigação alimentar a herança e o Poder de família (Pátrio Poder).

Espero ter ajudado de alguma forma!

1
Dislike1
User badge image

natalia F.

Ato fato juridico é aquilo que não decorre consequentemente da vontade da pessoa, ou seja, a mesma não possui a intenção de produzir efeitos juridicos. Um exemplo épico, é se uma pessoa sair de casa e encontrar um tesouro.

1
Dislike0
User badge image

Adriel Aquino Fernandes

ato-fato é ex lege, ou seja, tem força de lei, vc não precisa recorrer á uma ação para obter os direitos pois ja são seus. O exemplo que meu professor usou é se uma criança de 3 anos pintar um quadro, o que ela se torna?uma autora com todos direitos autorais. Ela tem consciência do que são esses direitos? Não mas a pertencem por força de lei, mesmo que ela não seja uma agente capaz, ou no popular, maior de idade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais