Buscar

Razonete é uma representação gráfica em forma de T muito utilizada pelos contadores. Por meio do Razonete, são feitos os registros individuais por con

Razonete é uma representação gráfica em forma de T muito utilizada pelos contadores. Por meio do Razonete, são feitos os registros individuais por conta, dispensando-se o método por balanços sucessivos. Selecione a única resposta correta dentre as opções abaixo: (Ref.: 201607367621)
1 ponto
 

 

    O valor do lado direito do Razonete é sempre igual ao seu lado esquerdo.
    Em Balanço Patrimonial, no Passivo são registradas as obrigações e no ATIVO são registrados os bens e direitos. Portanto quando elaboramos um Razonete em uma conta do Passivo, apenas são registrados débitos.
    Em um Razonete, um lançamento no lado direito de uma conta é denominado Crédito; um lançamento no lado esquerdo de uma conta é denominado Débito.
    No lado esquerdo do Razonete no ATIVO são registrados os créditos e no lado direito são registrados os débitos.
    O lado direito do Razonete é denominado ATIVO e o lado esquerdo é denominado Passivo

💡 3 Respostas

User badge image

Fabio Castro

Em um Razonete, um lançamento no lado direito de uma conta é denominado Crédito; um lançamento no lado esquerdo de uma conta é denominado Débito

2
Dislike0
User badge image

Elizandro Anjos

Em um Razonete, um lançamento no lado direito de uma conta é denominado Crédito; um lançamento no lado esquerdo de uma conta é denominado Débito.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na contabilidade, Razonetes são apenas uma forma didática de transferir um conhecimento de organização de transações por contas, para que você possa futuramente entender o funcionamento de um sistema contábil.


Você simplesmente irá fazer um desenho de uma letra T em um formato maior (por isso é conhecido também como contas T). Do lado direito você terá os lançamentos credores e do lado esquerdo os lançamentos devedores. Veja na Figura:

como fazer razonete


Cada conta T acima representa uma conta contábil de uma entidade. No caso da conta “Fornecedores” existe um saldo credor total de \(650\), que é a diferença entre lançamentos credores e devedores no período. Como fazer razonete vai depender de você. Poderá fazer razonete com o excel, em folhas de caderno ou em modelos prontos onde você só preenche as informações. Uma coisa é certa, se você ingressou agora na contabilidade, você vai fazer muito razonete para aprender como se faz lançamentos contábeis. Para facilitar a elaboração de razonetes, emprega-se o software Microsoft Office Excel.


Portanto, em um Razonete, um lançamento no lado direito de uma conta é denominado Crédito; um lançamento no lado esquerdo de uma conta é denominado Débito.

Fonte: http://criativocursos.com/como-fazer-razonete/. Acesso em 19 de julho de 2018.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais