Buscar

Escrever uma resenha critica sobre o que o excesso de agua pode provocar no organismo

💡 2 Respostas

User badge image

Alan Bittencourt

água é fundamental para a sobrevivência do homem e de todos os outros organismos vivos. No nosso corpo ela exerce as mais variadas funções, atuando desde o controle de nossa temperatura até as reações químicas existentes no interior da célula.

Diante da importância da água e da nossa incapacidade de armazená-la no organismo, é necessária a ingestão de pelo menos 2,5 litros dessa substância diariamente. A ingestão deve ser diária, pois a sua perda ocorre a todo tempo, podendo provocar graves desequilíbrios.

Uma das formas mais perceptíveis de perda de água é pela urina. Essa substância, que é produzida pelos rins, contém produtos do metabolismo e substâncias que se encontram em excesso no corpo. A eliminação da urina é fundamental para que a composição química do meio interno permaneça em equilíbrio.

 

A urina é um ótimo indicador de como está a hidratação do corpo. Uma urina que apresenta uma coloração mais escura, por exemplo, indica que a quantidade de água ingerida não está sendo suficiente. A eliminação dessa urina concentrada é consequência de uma maior reabsorção de água nos túbulos renais.

Outra forma de perda de água é por meio das fezes. Apesar de normalmente a perda ser pouco significativa, pode tornar-se preocupante em casos de diarreia, uma vez que a intensa eliminação de líquidos pode desencadear desidratação. Esse problema é grave e tem levado à morte um considerável número de pessoas todos os anos, principalmente crianças.

A eliminação do suor também é uma forma de perda de água. O suor evita que nossa temperatura aumente exageradamente, principalmente em dias quentes ou quando praticamos exercícios intensos. Como o suor possui alguns importantes sais, a reposição não deve ser apenas de água, sendo fundamental a reposição eletrolítica.

Além dessas perdas que podem ser facilmente observadas, temos aquelas que não são visíveis, também chamadas de perdas insensíveis ou não mensuráveis. Essa eliminação de água ocorre por meio da respiração e por difusão na pele.

A quantidade de água ingerida diariamente deve ser superior àquela perdida. Sendo assim, fica fácil concluir que a quantidade de água necessária varia de acordo com a situação de cada pessoa, sua saúde e com as atividades realizadas no dia. Em dias quentes, em que a sudorese é maior, por exemplo, devemos ingerir uma maior quantidade de água. O mesmo vale para quando apresentamos quadros de diarreia, em que se faz necessária rápida hidratação.

Dentre os fatores que aumentam a necessidade de água em um indivíduo, podemos destacar a realização de exercícios físicos, cirurgias, queimaduras, diarreia, vômito, febre, uso de diuréticos, alto consumo de sal, gestação, lactação, entre outros.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A hidratação excessiva pode levar à intoxicação por água. Isso ocorre quando a quantidade de sal e outros eletrólitos em seu corpo se tornam muito diluídos. A hiponatremia é uma condição na qual os níveis de sódio (sal) se tornam perigosamente baixos. Esta é a principal preocupação da hidratação excessiva.


A hidratação excessiva é um desequilíbrio de fluidos. Acontece quando o seu corpo absorve ou retém mais fluido do que os rins podem remover. Beber muita água ou não ter uma maneira de removê-la pode causar o aumento dos níveis de água. Isso dilui substâncias importantes no sangue. Atletas de resistência, como aqueles que correm maratonas e triatlos, às vezes bebem muita água antes e durante um evento.


Também é importante lembrar que as necessidades de água variam com a idade, sexo, clima, nível de atividade e saúde geral. Portanto, não há fórmula exata sobre quanto beber. Situações comuns, como calor extremo, atividade significativa e doença com febre, exigirão mais ingestão de líquidos do que a média. Em uma pessoa saudável, sua urina é um bom indicador do seu estado de hidratação. A urina amarela clara que parece limonada é um bom objetivo. Urina mais escura significa que você precisa de mais água. A urina incolor significa que você está hiperidratado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais