Buscar

Ação demarcatória

SANCHES ingressa com uma ação demarcatória em face de TIBÉRIO objetivando renovar o marco divisório de sua propriedade. Considerando que a propriedade de TORRES fica localizada entre as propriedades de Sanches e de Tibério, qual deverá ser a decisão judicial?

💡 1 Resposta

User badge image

Adriana De O. Lima

Art. 581.CC.  Parágrafo único. A sentença proferida na ação demarcatória determinará a restituição da área invadida, se houver, declarando o domínio ou a posse do prejudicado, ou ambos.

Diz o parágrafo único que se houver área invadida, pelo proprietário ou pelos confinantes, na própria sentença da 1.ª fase o juiz, declarando o domínio ou a posse do prejudicado – que, como dissemos, pode ser o autor ou o réu, confinante – determina a restituição da área invadida.

Interessante notar-se aqui que o autor pode ser condenado, sem que o réu tenha feito pedido. Trata-se de consequência da verificação objetiva de onde a efetiva divisão entre ambos os imóveis deva ocorrer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais