Buscar

PASSAGEM FORÇADA

  AMON, dono de um imóvel localizando em área rural, embora tenha outra saída para via publica, utiliza por mais de dois anos uma passagem no imóvel de Lisa para escoar a produção de mamão. Embora o caminho utilizado por Amon não traga nenhuma prejuízo aparente para Lisa, a mesma pretende fechar a passagem, Qual deverá ser a postura de AMON para proteger seus direitos?

💡 2 Respostas

User badge image

Adriana De O. Lima

ENUNCIADO 88 – Art. 1.285: O direito de passagem forçada, previsto no art. 1.285 do CC, também é garantido nos casos em que o acesso à via pública for insuficiente ou inadequado, consideradas, inclusive, as necessidades de exploração econômica.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Amon deverá propor acordo ao proprietário do imóvel, para que pague uma indenização em contrapartida à autorização na manutenção de sua passagem, ou deverá comprovar judicialmente que a utilização de outro caminho para alcançar via pública é muito dispendiosa física e financeiramente. É o que dipõe o artigo 1.285 do CC, ao esclarecer o seguinte:

Da Passagem Forçada

Art. 1.285. O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais