Buscar

Amicus curiae

o Amicus curiae possuia a função de perito? seu diagnóstico é vinculante?

💡 7 Respostas

User badge image

Carlos Henrique Panhan

Há algumas divergências por parte da Doutrina acerca da calcificação do Amicus Curiae, se seria ou não, denominado "auxiliar da justiça", no entanto a maioria dos Doutrinadores entende que sim, o "amigo da corte" se trata de um auxiliar da justiça. Fredie Didier Jr. é um dos autores que tem mais destaque quando se trata do assunto, de acordo com o seu entendimento, no que tange o auxílio em questões técnico-jurídicas, não se pode confundir amicus curiae com a figura do perito, pois, amicus curiae além de não receber honorários para as informações prestadas, estas não servem como meio de prova para uso do juízo, mas sim como uma forma de auxiliar o magistrado na compreensão, na hermenêutica. A contra ponto, está o perito, ao cabe a atuar produzindo provas necessárias, de modo a auxiliar a decisão do juiz e não somente facilitar sua interpretação. [1]

Dito isso, conclui-se que, sob o prisma de auxílio à compreensão do juízo, não toma caráter obrigatório (ou vinculante, como é exposto na pergunta) as informações prestadas pelo Amicus Curiae, ou seja, as mesmas ensejam no princípio do livre convencimento do juiz.

De acordo com as pesquisas feitas sobre o assunto, estas foram as conclusões que tirei. Espero que outras pessoas também colaborem, que possam corrigir eventuais equívocos por mim cometido.

Abraço!

 

Notas

1 DIDIER JR. Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Teoria Geral do Processo e Processo do conhecimento, p. 406

 

5
Dislike0
User badge image

Carlos Henrique Panhan

Por nada camarada, fico contente em ajudar (y)

se possível aprove a minha resposta, somar pontos para nos, é um dos estimulos que temos em ajudar os outros estudantes que deixam suas peguntas aqui.

3
Dislike0
User badge image

Romário Silva

O Amicus Cure, ou Amigo da Corte, é um especialista em determinado assunto que atua como assistente em determinado processo, sua opinião não é vinculante. Sobre o tema há divergências na doutrina.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais