Buscar

qual a diferença entre regime jurídico administrativo e direito administrativo ?

prq direito administrativo não seria o conjunto de normas que disciplinam o funcionamento da ADM pública ? e o que seria o regime jurídico administrativo ? ele está dentro do direito administrativo?

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

O Professor Matheus Carvalho define regime jurídico administrativo como o “conjunto harmônico de princípios que definem a lógica da atuação do ente público, a qual se baseia na existência de limitações e prerrogativas em face do interesse público. Esses princípios devem guardar entre si lógica, havendo entre eles, um ponto de coincidência.”

Direito Administrativo, por sua vez, é o “ramo do direito público que tem como objetivo atingir os fins desejados pelo Estado de forma direta, concreta e imediata, de forma que não se confunde a função administrativa com as demais funções do Estado, seja ela a função política, jurisdicional ou legislativa.”

Nesse sentido, o regime jurídico administrativo é a “espinha dorsal” do Direito Administrativo, é a parte desse ramo do direito que lhe confere base e orientação.

(Matheus Carvalho. Manual de Direito Administrativo. 3ª ed. pg. 53)

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais