Buscar

Obrigação propter rem

Em razão dos danos causados por infiltração em seu apartamento, CAIUS foi condenado a indenizar ALAGADUS, dono do apartamento situado logo abaixo do seu. Sabendo-se que ALADUS alienou o imóvel durante o curso do processo, pergunta se: CAIUS ainda será obrigado a indenizar ALAGADUS?

💡 2 Respostas

User badge image

Adriana De O. Lima

Não, O novo proprietário é responsável pela dívida. Se for réu em ação judicial de cobrança, pode mover uma outra ação contra o inquilino (e, conseqüentemente, contra o fiador) para receber de volta a quantia.

Nesta questão temos o caso de Obrigação propter rem que compete à requerida, devendo a ré arcar com os reparos do apartamento da autora, independente de serem os vazamentos anteriores à posse do seu imóvel

Fica nítido que a obrigação perpetua enquanto existe o exercício do poder sobre a coisa. Caso esta coisa seja transmitida para outrem essa referida obrigação passará para o adquirente, ou se houver renúncia do mesmo a referida obrigação passará a inexistir. Todavia, esta não tem efeito erga omnes, pois não interessa a terceiros, mas tão somente ao titular do direito real. 

 

Art. 1.345. O adquirente de unidade responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios.

 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Se a ação é indenizatória, se depreende que Alagadus gastou valores para a reparação da infiltração. Do contrário, se trataria de ação de obrigação de fazer.

Naquela primeira (indenizatória), o valor continua sendo devido a ALAGADUS, pois o dano material foi por ele sofrido, não se tratando de obrigação propter rem.

Se o caso fosse de obrigação de fazer, o direito seria do novo proprietário, pois a obrigação seguiria a coisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais