Buscar

Pessoal, em equilíbrio Iônico, alguém sabe me dizer quando irei hidrolisar o Cátion? E quando hidrolisar o Ânion?

NaOH + HC2H3O2 > H2O + NAC2H3O2

hidrolisando o NA+:

Na+ + h2o > naoh + H+

 

HIDROLISANDO c2h3o2-

vou ter HC2H3O2 + OH-

 

Entao o PH vai dar um valor diferente, alguem sabe se tem uma informação vital pra escolher qual ÍON hidrolisar?

💡 2 Respostas

User badge image

Ayla Dominato

Ânions e cátions de ácidos e bases fortes não sofrem hidrólise! Então, nesse caso, como o HC2H3O2 é um acido fraco, você hidrolisa seu ânion e desconsidera a hidrólise do Na+, já que o NaOH é uma base forte.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Hidrólise é um termo útil, oriundo da definição de Arrhenius de ácidos e bases, e significa “quebra pela água”. A hidrólise é uma reação entre um ânion ou um cátion e a água, com fornecimento de íons OH ou H+ para a solução.

Hidrólise de ânions: A hidrólise de um ânion A pode ser representada como: A(aq) + H2O(l) → HA(aq) + OH(aq). A reação consiste na remoção de prótons das moléculas de água para formar moléculas de HA e íons hidróxidos, tornando a solução básica. Segundo Arrhenius, esta reação ocorre porque HA é um ácido fraco. Em outras palavras, afirmar que HA é um ácido fraco equivale a afirmar que a ligação na molécula de HA é suficientemente forte para evitar que esta molécula se dissocie completamente. A hidrólise do ânion ocorre quando A é uma base suficientemente forte para remover um próton da água e estabelecer o equilíbrio acima. Um ácido fraco de Arrhenius é o produto da hidrólise de um ânion e quanto mais fraco for esse ácido maior o grau de hidrólise do ânion.

Hidrólise de cátions: A hidrólise de um cátion M+ pode ser representada como: M+(aq) + H2O(l) → MOH(aq) + H+(aq). A reação forma moléculas de MOH e íons hidroxônio, tornando a solução ácida. Segundo Arrhenius, esta reação ocorre porque MOH é uma base fraca. Em outras palavras, afirmar que MOH é uma base fraca equivale a afirmar que a ligação na molécula de MOH é suficientemente forte para evitar que esta molécula se dissocie completamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais