Buscar

Na sociologia jurídica como compreender a critica do controle social através do direito ao aplicar sanção penal ao individuo psicopata/sociopata?

Prezados, 

A disciplina de sociologia jurídica tem contribuido para muitas  indagações, inicialmente me questionava: "Qual a diferença entre psicopata e sociopata?", mas após ler o magnifico livro:"Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado" da autora Ana Beatriz Barbosa, enfim consegui compreender essa intrinseca relação. Mas, agora a dúvida é como o controle social na parspectiva do direito aplica sanção ao individuo psicopata/sociopata? Em casos de crimes e homicidios o direito prevê pena e reclusão. Mas, na teoria sociologica juridica como esse perfil psicopata/sociopata é analisado tendo em vista o controle social juridico? 

Essa questão é pertinente, porque na literatura da sociologia juridica, há um ciclo vicioso de classificar todo e qualquer criminoso que comete um homicidio como um psicopata ou sociopata.   

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Oliveira

Cabe ao psicopata ou sociopata, dependendo dos casos, sofrer a medida de detenção ou tratamento ambulatorial proveniente dos crimes aos quais cometerem, conforme se provar estas situações. Contudo, o controle social, atraves dessas medidas, se figura como entender que tais agentes, não possui culpabilidade, portanto, devendo sofrer tais sanções, e através de tratamentos medicos tentarmos inseri-los na sociedade e sempre dando continuidade ao tratamento.

Espero ter contribuido, se positivo não deixa de aprovar a resposta, obrigado!

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais