Buscar

O que são requisitos numerus clausus?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

Quando uma cláusula possui a expressão "somente", segundo esse requisito, não se admite nada fora do que está enumerado. Funciona em oposição ao requisito "numerus apertus", cujo entendimento é que o artigo é exemplificativo, admitindo-se outra coisa que não as enumeradas.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Numerus clausus é um termo jurídico utilizado para designar aquelas normas que trazem um rol taxativo, ou seja, uma descrição limitada. É sinônimo de número fechado.

É o caso da distribuição de competências para o STF na CRFB/88. As competências designadas para o STF na CRFB são aquelas que estão descritas no rol do artigo 102 da Constituição, sem mais. O artigo 102 é numerus clausus, não constituindo um rol exemplificativo.

Uma norma que traz requisitos numerus clausus para algo, é aquela que traz todos os requisitos, não havendo nenhum outro fora dela.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais