Buscar

quais são os mecanismos que regulam a atividade da piruvato quinase ?

💡 2 Respostas

User badge image

Geovana Sversutt

Os mecanismo que regulam a atividade do piruvato quina são: mecanismo de regulação alostérica e mecanismo de regulação por modificação covalente. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um dos pontos importantes nas vias metabólicas são seus pontos de controle. As vias poderão ser desligadas por qualquer organismo se lê não tiver uma necessidade imediata de seus produtos, guardando, desse modo, a energia. Na glicólise, três reações formam os pontos de controle da via: a reação de glicose para glicose- 6 –fosfato, catalisada pela hexoquinase; a produção de frutose- 1,6 bifosfato, catalisada pela fosfofrutoquinase; e a última reação da via, catalisada pela piruvato-quinase (Figura 3). Freqüentemente, observa-se que o controle de rotas metabólicas é exercido em pontos próximos ao início e ao final da via, envolvendo intermediários- chave; nesse caso temos a frutose 1,6-bifosfato.


Nas reações iniciais da glicólise, a hexose que entra (glicose ou frutose) é fosforilada duas vezes e então quebrada, produzindo duas moléculas de açúcar com 3 carbonos (gliceraldeído-3-fosfato).


Esta série de reações requer gasto de duas moléculas de ATP por glicose e inclui duas das três reações irreversíveis da rota glicolítica que são catalizadas por hexose quinase (incluindo glicose quinase e frutose quinase) e fosfofruto quinase. As reações da fosfofrutoquinase é um dos pontos de controle da glicólise tanto em plantas como em animais.


O ácido carboxílico fosfolrilado em carbono 1 do 1,3-bifosfoglicerato representa uma mistura de ácido-anidro que tem uma grande energia de hidrólise (-18,9 kJmol-1 ou -4,5kcal). Desta forma o 1,3-bifosfoglicerato é um forte doador de grupos fosfatos. No próximo passo da glicólise, que é catalizado, pela fofoglicerato quinase, o fosfato do carbono 1 é transferido para uma molécula de ADP, produzindo AATP e 3-fosfoglicerato. Para cada glicose que entra, 2 ATPs são gerados por esta reação- Um para cada molécula de 1,3-bifosfoglicerato.

Fonte:

http://docentes.esalq.usp.br/luagallo/metcarboidratos.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais