Buscar

De que forma Durkheim explicaria os fatores que levaram ao impeachment?

💡 2 Respostas

User badge image

Cleto Abreu

Leia Sociologia das Crises Políticas, de Dobry. Um durkheimiano que analisa processos de mobilização e crise. Talvez te ajude.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Ao tentar explicar os fatores que levaram ao impeachment da presidente Dilma, Durkheim analisaria quatro variáveis: anomia, fato social patológico, indivíduos e instituições sociais. De acordo com a concepção Durkheimiana, a corrupção seria considerada um fato social patológico que age como resultado de um estado de anomia social e por meio de diferentes agentes da sociedade independente de suas posições, regiões, empresas e partidos. É possível observar este estado de anomia ao analisarmos a grande quantidade de crimes praticados e pela falta de punição de mais de 50% dos agentes que foram denunciados por desvio de bilhões de reais visando o enriquecimento ilícito dos mesmos. Instituições públicas e privadas sustentaram o processo de propinas e permitiram que a corrupção acontecesse ao se omitirem e manterem a impunidade dos agentes criminosos. A corrupção gerou um caos na ordem social e na economia do país, provocando milhares de demissões de empregados das empresas envolvidas nos escândalos, desconfiança de investidores e falta de confiança da população nos políticos que resultou no impeachment da presidente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais