Buscar

como as doenças parasitarias podem interferir na instalação de doenças alergicas?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Como os parasitas nos protegem? Quando o corpo está infectado por vermes, ele tem uma resposta alérgica chamada TH2, que eleva os níveis de um anticorpo chamado imunoglobulina IgE. Esse anticorpo é o que ativa os sintomas alérgicos no organismo. Mas quando estão no corpo, os parasitas eliminam uma proteína que bloqueia os efeitos do IgE. "Achamos que esta é uma tática de invasão imune do verme", diz a imunologista da Universidade de Boston Lisa Ganley-Leal, que coordenou a pesquisa. "Ao bloquear a reação do IgE, acreditamos que o verme esteja se protegendo- e parece que também acaba protegendo ao hospedeiro. fonte: Revista Galileu.
1
Dislike0
User badge image

Edu Buonafina

meu TCC foi sobre este assunto, querendo me manda um email que lhe passo os arquivos, Ebuonafina14@gmail.com
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Doença parasitária ou parasitose é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário. Um exemplo desse tipo de enfermidade é a esquistossomose: infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada (endêmica). No Brasil, a esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni.


O principal hospedeiro e reservatório do parasita é o homem sendo a partir de suas fezes e urina que os ovos são disseminados. Possui ainda um hospedeiro intermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária. Esta última dispersa principalmente em águas não tratadas, como lagos, infecta o homem pela pele causando uma inflamação da mesma. Já no homem o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e fígado causando obstrução das mesmas, sendo esta a causa da maioria dos sintomas da doença que pode ser crônica e levar a morte.


Os locais em que as doenças parasitárias dominam em geral são regiões pobres que não tem condições de tomar medidas realmente eficazes. Dentre as medidas principais estão construir estações de tratamento da água e esgoto, controlar a população de mosquitos e contar com atendimento médico adequado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais