Buscar

princípio da exclusividade do direito de propriedade e o conceito de condomínio geral qual a semelhança e diferença?

direito civil

direito real

💡 2 Respostas

User badge image

Nathali Lopes

direito civil

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Princípio da exclusividade da propriedade: impõe que não pode haver direitos reais iguais sobre determinado bem, devendo um deles ser excluído.

Condomínio: ocorre quando determinada coisa pertence (está sob domínio) de mais de uma pessoa, possuindo todas elas direitos iguais no plano ideal e sobre cada uma das partes individualizadas, ainda que distintas em proporção entre si.

Relacionando os conceitos, temos o condomínio como exceção ao princípio da exclusividade, permitindo que mais de um sujeito exerça, sobre o mesmo bem, o domínio ou a propriedade, mas reiteramos que é hipótese excepcional, tanto é que o Direito Civil tenta evita-lo. Dentre as adoções, temos o direito de preferência do condômino sobre terceiros na aquisição de cota condominial (e.g. João e Maria são proprietário de um apartamento. Maria resolve vender sua parte. João tem prioridade na aquisição, pois, o fazendo, encerrará o condomínio e passará a ter propriedade exclusiva).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais