Buscar

Como ocorre a nomeclatura dos anidridos, eteres e amidas?

💡 2 Respostas

User badge image

Regiane Muller

Anidrido:
Anidrido + Nome do ácido carboxílico que originou o anidrido

Exemplo: Anidrido propanoico


Éster:

hidrocarboneto + ato de (prefixo da ramificação) + ila

Exemplo: Etanoato de etila


Amida:
Nome do hidrocarboneto + AMIDA
Exemplo: Propanoamida

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Os anidridos orgânicos são compostos derivados de reações de desidratação dos ácidos carboxílicos.  A nomenclatura oficial dos anidridos, segundo a IUPAC é feita baseada no ácido carboxílico do qual ele foi formado, ou seja, troca-se a palavra “ácido” por “anidrido”. Por exemplo, se o ácido de origem foi o ácido etanoico ou ácido acético, assim o anidrido resultante foi o anidrido etanoico ou anidrido acético. 

Éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional - O- entre dois radicais, ou seja, se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono. A nomenclatura dos éteres, conforme a IUPAC, pode ser feita com a palavra óxi intercalada nos nomes dos dois grupos formadores do éter. Por exemplo, CH3 — O — CH2 — CH3, metóxietano.

As amidas são um grupo de substâncias orgânicas nitrogenadas que apresentam o grupo acila (C=O) ligado diretamente a um átomo de nitrogênio, o qual pode ter apenas hidrogênios ou radicais orgânicos. Possui a nomenclatura terminada em amida. Por exemplo, 4-etil-hex-5-enamida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados