Buscar

Qual a diferença da universalidade de fato pra de direito?

💡 3 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

  • Universalidade de Fato:

"Art. 90. Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária."

A universalidade de fato, portanto, constitui a pluralidade de bens singulares que pode ser destinado de acordo com a vontade de uma pessoa para determinada destinação unitária.

Exemplo: biblioteca do estado, que é uma pluralidade de bens (livros) de uma mesma pessoa (Estado) destinados a vontade dessa pessoa (informação para todos); Rebanho de gado; e Coleção.

  • Universalidade de Direito:

"Art. 91. Constitui universalidade de direito o complexo de relações jurídicas, de uma pessoa, dotadas de valor econômico."

A universalidade de direito, é composta por um conjunto de relações jurídicas titularizadas pela mesma pessoa possuindo valor econômico.

Exemplos: a massa falida; e a herança.

 

2
Dislike0
User badge image

Leticia Lourrany

 De acordo com o nosso Código Civil (artigo 90), a Universalidade de Fato constitui a pluralidade de bens singulares que pode ser destinado de acordo com a vontade de uma pessoa. O exemplo mais comum de universalidade de fato é uma biblioteca do estado, pois é uma pluralidade de bens (livros) de uma mesma pessoa (Estado) destinados a vontade dessa pessoa (informação para todos).

 

            A corrente majoritária de nosso país entende que o estabelecimento comercial (definido no artigo 1.142 do Código Civil como todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária”) é uma universalidade de fato, já que a finalidade dos bens é determinada pela vontade de uma pessoa (natural ou jurídica).

 

Já a universalidade de direito, é composta por um complexo de bens cuja finalidade é determinada por lei. Os exemplos mais comum são a massa falida e a herança.

 

Portanto, tendo em vista que no estabelecimento comercial quem determina o destino dos bens é uma pessoa e não a lei, resta evidente que este é uma universalidade de fato, e não de direito.

 

Essa distinção faz-se importante, para nossa próxima matéria que abordará o contrato de trespasse! Não percam!

 

Recomendamos para maiores informações, procurar um advogado.

 

1
Dislike0
User badge image

Joab Leonardo S

Universalidade de Fato : É um conjunto de bens singulares que são reunidos pela vontade de seu dono para determinada destinação unitária. Ex : Rebanho de gado, qualquer coleção. Universalidade de Direito : Conjunto de relações jurídicas titularizados pela mesma pessoa possuindo valor econômico. Ex : Herança, massa falida.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais