Buscar

Qual o inibidor e o ativador do ciclo da Uréia?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O inibidor é o Succinil-CoA  eo ativador é o ADP. A succinil coenzima é uma enzima que catalisa a reação reversível da succinil-CoA ao succinato . A enzima facilita o acoplamento dessa reação à formação de uma molécula de trifosfato de nucleosídeo ( GTP ou ATP ) a partir de uma molécula de fosfato inorgânico e uma molécula de difosfato de nucleosídeo (seja GDP ou ADP).). Ele desempenha um papel fundamental como um dos catalisadores envolvidos no ciclo do ácido cítrico , uma via central no metabolismo celular , e está localizado dentro da matriz mitocondrial de uma célula. 


Adenina trifosfato (ADP) é um nucleotídeo composto por um nucleosídeo e dois grupos fosfato. O nucleosídeo é um esqueleto de açúcar pentose com uma base de purina adenina ligada a ele. Os grupos fosfato são ligados em série ao carbono 5 'do açúcar pentose. O ADP é essencial na fotossíntese e na glicólise . É o produto final quando o trifosfato de adenosina ATP perde um dos seus grupos fosfato .


A energia liberada no processo é usada para energizar muitas células vitaisprocessos. ADP reconverte para ATP pela adição de um grupo fosfato ao ADP. Isso ocorre em processos como fosforilação em nível de substrato, fosforilação oxidativa e fotofosforilação. O ADP também é importante durante a ativação das plaquetas. É armazenado dentro da plaqueta e é liberado para interagir com os receptores ADP nas plaquetas.

1
Dislike0
User badge image

Wanderson Pires

Succinil-CoA - é um intermediário do ciclo de Krebs. Mais concretamente, é o 4ª intermediário do ciclo de Krebs, ou seja, é formado numa reação posterior à reação que estamos a considerar. Sendo assim, se temos uma acumulação de intermediários formados em reações posteriores, faz todo o sentido que esses possam inibir as primeiras reações da via metabólica em causa, neste caso a primeira.
Citrato - é o produto da reação, pelo que faz sentido que iniba a sua síntese.

ADP - o ADP sinaliza um défice energético na célula, pois é produzido quando se gasta ATP para obtenção de energia. Sendo assim, faz todo o sentido que ative o ciclo de Krebs, pois o objetivo principal desta via metabólica é a produção de energia.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais