A maior rede de estudos do Brasil

Qual a relação entre pobreza e degradação ambiental ?

Meio Ambiente

Escola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco


5 resposta(s)

User badge image

Rafaela de Freitas Soccol

Há mais de um mês

Achei somente isso, mas espero poder ter ajudado!

 

Achei somente isso, mas espero poder ter ajudado!

 

User badge image

Jonas Segades

Há mais de um mês

De forma geral, a relação entre a pobreza e a degradação ambiental está ligada aos níveis de renda da população; uma renda maior sugere padrões de consumo ambientalmente mais limpos, níveis de educação mais elevados e, consequentemente, espera-se um destino adequado para seus resíduos. Esse aumento na renda pode gerar uma melhoria na qualidade da agua, a ampliação do acesso ao saneamento básico e a diminuição da poluição.

User badge image

Rafaela de Freitas Soccol

Há mais de um mês

Relações entre Pobreza e Degradação Ambiental

Posted on 02/11/2008 by daise bernardino

Alguns autores discutem o ciclo vicioso entre pobreza e degradação ambiental, alguns refutam outros ratificam a verdade é que por se tratar de um assunto complexo é difícil dizer quais são as verdadeiras relações entre um e outro.

Waquil et al. (2004) avaliaram a relação entre pobreza rural e degradação ambiental no Rio Grande do Sul e não encontraram uma relação direta entre os dois fatores, em alguns momentos encontraram a pobreza agravando a degradação ambiental em outras a degradação ambiental aumentando a pobreza e, nenhuma relação entre elas em alguns casos, os autores atribuem a isso as diversas variáveis envolvidas.

Barbier (2000) avaliou as ligações econômicas entre a pobreza e a degradação ambiental na África e verificou que há uma correlação direta entre elas, uma vez que as técnicas de manejo do solo não são aplicadas adequadamente e, ao exaurir por completo uma área os produtores da região estudade migram pra áreas que eram menos produtivas a princípio, e com a queda na produção e a repetição do processo, há um agravamento na pobreza local.

Meza et al. (2002) relacionaram pobreza, desenvolvimento rural e uso da terra em El Salvador e concluíram que quanto mais isolado o produtor menor será sua renda e maior será a degradação ambiental causada por ele, enquanto que o produtor que possui nível mais elevado de educação terá renda maior e provocará menor degradação ambiental.

Cavendish (1999) constatou, em seus estudos na África, que, apesar da população com menor renda depender mais dos recursos naturais, a população mais rica quantitativamente utiliza mais recursos naturais e consequentemente é responsável por uma degradação ambiental maior. Este autor conclui que a dependendência dos recursos naturais não diminui com o aumento da renda como era esperado

As relações existentes entre pobreza e degradação ambiental são muitas e podem ser diretas ou não, podem fazer parte de um ciclo ou agirem de forma separada dependendo, principalmente, das variáveis a serem estudas.

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes