Buscar

Atualmente, podemos dizer que o governo possui algumas funções econômicas, quais são? exemplifique. (Resposta pessoal e objetiva)

💡 1 Resposta

User badge image

Thiago Paetzhold

Funções do governo: o governo possui funções alocativas, distributivas e estabilizadoras.

  • função alocativa: relacionada à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semi-públicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas, aeroportos), etc.;

  • função distributiva: trata-se da redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Como exemplo pode-se citar a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.

  • função estabilizadora: aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o alcance desses objetivos.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As principais funções do governo são:

Proteção da propriedade privada- Se um país tem um problema com o crime, isso desencorajará o investimento e a qualidade de vida. O papel do governo é assegurar a lei e a ordem básicas, garantindo o estado de direito. Isso envolve proteger os direitos da propriedade privada. Em um mercado livre, há um incentivo para a carona no fornecimento de lei e ordem, portanto, ela tende a ser sub-fornecida. Um governo pode pagar pelo policiamento por meio da tributação geral. Uma função similar do governo é prover a defesa nacional, pagando por um exército. 

Aumentar os impostos- Para fornecer bens públicos e serviços públicos, o governo precisa aumentar os impostos. Eles podem fazer isso de várias maneiras como por exemplo, impostos sobre bens, impostos sobre a renda, impostos sobre pessoas  e etc. O governo tem que considerar a melhor maneira de aumentar os impostos. Um bom imposto é eficiente, fácil de coletar e justo. 

Prestação de serviços públicos- Bens públicos tendem a não ser fornecidos em um mercado livre por causa do problema do free rider . Portanto, esses bens e serviços precisam ser fornecidos pelo governo. Exemplos de bens públicos incluem iluminação pública, estradas e lei e ordem. Há também serviços públicos que são fornecidos aos poucos em um mercado livre, como educação e saúde.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais