Buscar

Quanto a respeito do princípio da função social da propriedade, Gostaria de uma definição e exemplificação?

A função social da propriedade, o que ela é na prática, como o Estado atua para esse princípio ser efetivado. 

💡 8 Respostas

User badge image

Romário Silva

A função social da propriedade é atingir a finalidade pela Constituição Federal, assim a propriedade atinge sua função social, se rural, quando produtiva, e se urbana, quando atender as exigências do plano diretor. Caso a propriedade não atinga sua função social ela pode ser desapropriada. 

10
Dislike0
User badge image

Hermano Neto

A função Social junto com Princio da Dignidade da Pessoa Humana juntos são tão fortes,que os doutrinadores atrvés de correntes cintificas,ideológicos distintas,revelam que a Sociedade, tem avançado, em direitos novos que atendem os anseios de uma função Social igualitária a todos os cidadãos qe fazem parte do Estado Democraático de Direito.

2
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

princípio da Função Social da Propriedade é previsto na Constituição Federal, notadamente aqui:

 art. 5º, XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

art. 170. - A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

(...)

III - função social da propriedade;

Esse princípio se dirige a evitar que se utilize o direito de propriedade como meio de prejudicar o desenvolvimento da sociedade, vista como um todo.

A ideia central é que o indivíduo, por viver em sociedade, não possui direitos absolutos, nem mesmo os de ordem material, de modo que, em que pese eventualmente ter meios para ser dono de determinada propriedade, não pode dela fruir livremente quando prejudicar o seu entorno social.

Exemplo clássico da função social da propriedade é o instituto da usucapião, por meio do qual há a aquisição da propriedade sobre um bem por uma pessoa, em virtude da prescrição da propriedade anteriormente pertencente a outrem. Ou seja, o titular da propriedade perde o direito de ser dono da coisa simplesmente porque dela não cuidou por determinado tempo, de modo que essa propriedade, atendidos determinados requisitos, sai da esfera patrimonial do antigo dono, que a abandonou, e passa para o novo dono.

A usucapião, portanto, somente é possível em razão da função social que a propriedade deve ter.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais