Buscar

Quais são os sinais que induzem as respostas das células B a antígenos proteicos e antígenos polissacarídeos?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A imunidade humoral é mediada por anticorpos que se ligam a microrganismos extracelulares e suas toxinas, que são neutralizados ou são alvos para a eliminação por fagócitos e pelo sistema complemento. 


As respostas imunes humorais a antígenos não proteicos são iniciadas pela identificação dos antígenos por meio de receptores em membrana específicos de imunoglobulina das células B imaturas. A ligação do antígeno multivalente realiza uma ligaçã cruzada com receptors das células B específicas e sinais bioquímicos são enviados para o interior das células B pelas proteínas de sinalização associadas à Ig. 


As respostas imunes humorais a antígenos proteico, chamadas de dependentes de T, são iniciadas pela ligação de proteínas a receptores Ig específicos nas células B imaturas, nos folículos linfoides. Isso resulta em geração de sinais que preparam as células B para interação com as célculas T auxliares.


Os polissacarídeos são chamados de antígenos independentes de T pois são capazes de induzir respostas de anticorpos sm auxilio das células T. A maioria dos antígenos independentes de T contém diversos epítotos idênticos capaz de realizar ligações cruzadas com diversos receptores de Ig em uma célula B, fornecendo sinais que estimulam respostas da célula B, mesmo na ausência da ativação das células T auxiliares.


Portanto, os sinais que induzem as respostas das células B a antígenos proteicos e antígenos polissacarídeos são, respectivamente ,ligação de proteínas a receptores Ig específicos nas células B imaturas e ligações cruzadas de epítotos idênticos com diversos receptores de Ig em uma célula B.

Fonte:http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n5/v50n5a08.pdf

2
Dislike0
User badge image

Rodrigo Martins

quer saber sobre a liberação de Citocinas ou quimiocinas ?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais