Buscar

Em relação à teoria quantitativa da moeda:

💡 1 Resposta

User badge image

Iago Luan

A Teoria Quantitativa da Moeda (também designada por Teoria Quantitativa dos Preços) éuma teoria para determinação do produto e do nível geral de preços que defende que ospreços são determinados pela oferta de moeda (isto é, pela quantidade de moeda emcirculação) e pela velocidade de circulação da moeda.A Teoria Quantitativa da Moeda foiinicialmente formulada por David Hume, no século XVIII, e defendia que os preços variamproporcionalmente com a quantidade de moeda em circulação, o que obriga,naturalmente, que avelocidade da moeda seja constante. Mais recentemente, a correntemonetarista liderada por Milton Friedman, adopta uma abordagem mais prudente,defendendo que a oferta de moeda é o principal determinante das variações do produtonominal.

 A Teoria Quantitativa da Moeda pode ser expressa na seguinte equação: M.V = P.Q

M= Quantidade de moeda, V= velocidade da moeda, P= preços de mercado, Q= quantidade de produtos transacionados na economia.

 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais