Buscar

em relação a formula geral de um aminoácido os grupos amino e carboxila estão em que carbono?

💡 3 Respostas

User badge image

Manu

Aminoácidos são biologicamente importantes compostos orgânicos feitos a partir de amina (-NH 2 ) e ácido carboxílico (-COOH), grupos funcionais, juntamente com uma cadeia lateral específica para cada aminoácido. Os elementos essenciais de um aminoácido são de carbono, hidrogênio, oxigênio e azoto, embora os outros elementos são encontrados nas cadeias laterais de certos aminoácidos.

Os aminoácidos que possuem tanto a amina e os grupos de ácido carboxílico ligado ao primeiro carbono (alfa) átomo têm particular importância na bioquímica. Eles são conhecidos como 2 -, alfa, ou a-aminoácidos (genérico fórmula H 2 NCHRCOOH na maioria dos casos onde R é um orgânico substituinte conhecido como “cadeia lateral “), muitas vezes, o termo ” aminoácido “é utilizado para referir-se especificamente a estes. Eles incluem os 23 proteinogênicos (“proteína de construção”).

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A estrutura geral de um aminoácido é dada pela presença de um grupamento Amino (\(NH_3⁺\)), um grupamento Carboxílico (\((COO⁻)\) e uma cadeia lateral, denominada grupo R.


Todos estes grupos são ligados a um carbono em comum, denominado carbono-α (carbono-alfa). Veja abaixo a representação gráfica de um aminoácido genérico, explicitando o que foi explicitado anteriormente:

Fonte da Imagem: Criação Própria

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais