Buscar

qual a constante da mola

8 Uma máquina de papel processa rolos de papel que têm uma densidade de 984 kgf/m3 . O rolo de papel possui um diâmetro externo de 1,50 m por um diâmetro interno de 0,22 m com um comprimento de 3,23 m e é suportado por um eixo vazado de aço com 22 cm de diâmetro externo por 20 cm de diâmetro interno e do mesmo comprimento que o rolo de papel. Encontre a constante de mola do eixo e a frequência natural fundamental do conjunto eixo-rolo quando montados.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Assim como visto anteriormente, o valor da aceleração para uma partícula em MHS é dada por:

Então, pela 2ª Lei de Newton, sabemos que a força resultante sobre o sistema é dada pelo produto de sua massa e aceleração, logo:

Como a massa e a pulsação são valores constantes para um determinado MHS, podemos substituir o produto mω² pela constante k, denominada constante de força do MHS.

Com isso concluímos que o valor algébrico da força resultante que atua sobre uma partícula que descreve um MHS é proporcional à elongação, embora tenham sinais opostos.

Esta é a característica fundamental que determina se um corpo realiza um movimento harmônico simples.

Chama-se a força que atua sobre um corpo que descreve MHS de força restauradora, pois ela atua de modo a garantir o prosseguimento das oscilações, restaurando o movimento anterior.

Sempre que a partícula passa pela posição central, a força tem o efeito de retardá-la para depois poder trazê-la de volta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais