Buscar

O que é Jurisdição Voluntária ?

💡 6 Respostas

User badge image

Roberta Oliveira

Jurisdição voluntária é considerada por alguns doutrinadores como mero ato administrativo já que não existe uma lide, o Estado atua apenas para confirmar um desejo dos indivíduos envolvidos, os quais são chamados de interessados e não de "partes", como ocorre na jurisdição contenciosa. Tem-se como exemplo basilar o casamento, em que as partes recorrem à atuação do Estado para atestar a vontade dos interessados, ou seja, foi invocado a Jurisdição Voluntária do Estado para agir como ato administrativo.
4
Dislike0
User badge image

Cidiney Baiense

É atividade resultante de negócio jurídico que se exige um ato do Estado, para que o negócio se realize ou complete. Aqui não há lide nem partes, mas apenas um negócio jurídico processual, envolvendo o juiz e os interessados.
EX: interdição, nomeações de tutores, nas alienações de bens de incapazes, na extinção do usufruto ou do fideicomisso etc.

4
Dislike0
User badge image

Joab Leonardo S

Muito Obrigado !
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais