Buscar

O que são Gastrólitos?

💡 3 Respostas

User badge image

Neemias Lima

são pedras de variados tamanhos retidas no sistema digestório

0
Dislike0
User badge image

Camilla De C. Silva Souza

Os Plateosaurus assim como a maioria dos saurópodes não mastigava sua comida, já que os movimentos laterais de suas mandíbulas não eram desenvolvidos (BENTON, 2006). Sendo assim, como eles evitavam  indigestões por não mastigarem suas "toneladas" de alimentos? 

Parece que o Plateosaurus e outras espécies de dinossauros herbívoros, como os saurópodes e ceratopsídeos, engoliam durante as refeições dúzias de pedrinhas, que se alojavam em sua cavidade gástrica. Daí a denominação de gastrólitos. Os gastrólitos tinham a mesma função da areia ingerida pelas galinhas atuais: triturar e facilitar o processo de digestão alimentar (BARRETT, 2001). 

http://detetivesdopassado.colecionadoresdeossos.com/2014/02/gastrolito-o-que-e-isso.html

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para respondermos a esta pergunta é necessário relembrar os conhecimentos a cerca do sistema digestório humano e suas patologias em orgãos adjacentes como é o caso da vesícula biliar. 


Cálculos biliares ou cálculos das vias biliares, tecnicamente são chamados de litíase biliar. Litíase vem do grego "lithos"- pedra. De fato, cálculos são pedras mais ou menos duras.

A bile tem três componentes básicos: bilirrubina, sais biliares e colesterol. A bilirrubina é um pigmento derivado da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, efetuada no baço. Através da circulação, é levada para o fígado que a elimina pelos canais biliares; ela dá a cor à bile. A bile quando liberada ao intestino delgado fornece a cor amarronzada das fezes. A presença de fezes brancas (sem cor) conduz a pensarmos em distúrbios das vias biliares (fígado, vesícula biliar e pâncreas).O fígado produz os sais biliares que são importantes no processo de digestão dos alimentos, especialmente das gorduras.

O colesterol é eliminado pelo fígado, através da bile. Há um equilíbrio físico-químico entre essas três substâncias que mantêm a bile em estado líquido. Rupturas nesse equilíbrio provocam precipitação de seus componentes, dando origem aos cálculos. Os componentes dos cálculos, entre outros, são sais de cálcio e colesterol. Conforme a predominância, serão cálculos colesterólicos, cálcicos ou mistos.


Os cálculos biliares podem também ser denominados de gastrólitos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais