Buscar

como a aterosclerose e a queda de pressão arterial levam a isquemia?

#fisiologia

 

💡 2 Respostas

User badge image

Tainah Carvalho

As placas de ateroma reduzem o fluxo sanguíneo no vaso afetado. Caso ela aumente, leva ao "entupimento" daquele vaso, levando a ausência de fluxo (isquemia)
Já na pressão baixa, a redução do fluxo pode causar uma vasoconstricção reflexa, levando a isquemia

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A aterosclerose é um processo de envelhecimento das artérias. Com o passar do tempo vai havendo a formação de placas de ateroma (gordura) no interior das artérias. Com estas placas o vaso vai reduzindo seu diâmetro interno, ocasionando dificuldade para a passagem de sangue.


A causa da aterosclerose pode ser hereditária ou associada aos chamados fatores de risco como fumo, pressão alta, colesterol alto, diabetes, obesidade e sedentarismo. Ocorrem também processos inflamatórios nestas placas de ateroma que podem levar à instabilização destas, com um aumento rápido no grau de estreitamento ou trombose (coágulo) ocasionando sintomas por exemplo: cardiopatia isquêmica, acidente vascular cerebral, isquemia (redução do fluxo do sangue) nas pernas entre outros.


Portanto, a causa da aterosclerose pode ser hereditária ou associada aos chamados fatores de risco como fumo, pressão alta, colesterol alto, diabetes, obesidade e sedentarismo. Ocorrem também processos inflamatórios nestas placas de ateroma que podem levar à instabilização destas, com um aumento rápido no grau de estreitamento ou trombose (coágulo) ocasionando sintomas por exemplo: cardiopatia isquêmica, acidente vascular cerebral, isquemia (redução do fluxo do sangue) nas pernas entre outros.

Fonte:

http://www.clinicasaadi.com.br/sistema-cardiovascular/doencas/arteroscleose/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais