Buscar

Justifique a importância do hipotálamo e da hipófise para regulação do sistema endócrino. Dê exemplos.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Olá pessoal. Caso Alguém tenha interesse estou repassando livros de Odontologia e Medicina e diversas disciplinas de base em PDF. São mais de 70GB via google drive. Não é possível fazer upload por aqui. Caso tenham interesse entrar em contato via zap 79 991458646
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O hipotálamo é responsável pelo comando da endocrinologia em geral, exercendo sua ação direta sobre a hipófise e indireta sobre outras glândulas tais como adrenal, gônadas, tireóide, mamárias, e ainda sobre vários tecidos orgânicos (muscular, ósseo, vísceras) pois possui células sensíveis aos níveis circulantes de esteróides, glicocorticóides, T3, T4, e outros hormônios, sendo assim capaz de regular a secreção destes através de um mecanismo de feed back negativo.


A hipófise é uma pequena glândula em forma de gema que pende da base do cérebro, imediatamente por baixo do hipotálamo, situada junto a uma concavidade do osso esfenóide conhecida como sela turca. Costuma-se dizer que tem o tamanho de uma ervilha, pois mede apenas 6 mm no sentido anteroposterior, cerca de 10 mm de largura e um pouco menos de altura, e um peso de 500 mg.


A hipófise posterior, ou neuro-hipófise, originada a partir do tecido cerebral, é maioritariamente formada pelas terminações dos neurónios, cujos corpos celulares se encontram  nos núcleos  supra-ópticos e paraventriculares do hipotálamo. De facto, trata-se de uma zona de "armazenamento" de hormonas produzidas pelo hipotálamo, apesar de muitas vezes englobar secreções de origem hipofisária.

Fonte:

http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/hipotalamo.htm

https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=247

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais