Buscar

A gestão por processos é uma tendência dentro das organizações. Qual é diferença entre este tipo de gestão e a gestão tradicional? Exemplifique.

💡 5 Respostas

User badge image

Chirlene Almeida

A diferença entre gestão por processos e a gestão tradicional (por departamentos) é definida da seguinte maneira:

Na gestão por processos se requer uma visão horizontal com as pessoas trabalhando não mais em uma função, mas em um processo voltado para o cliente. Existem responsáveis pelos processos e não pelos departamentos ou funções (Hammer, 1998)

Na gestão tradicional (por departamentos) as empresas se organizam em grupos funcionais verticais, com setores agrupados por semelhança de atividades, fazendo com que o fluxo de trabalho com frequência passe de um departamento para outro causando falta de agilidade, erros de comunicação, altos custos e dispersão do foco no cliente. (RADOS et al, 1998).

 

7
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A gestão estratégica é a gestão dos recursos de uma organização para atingir suas metas e objetivos. A gestão estratégica envolve a definição de objetivos, a análise do ambiente competitivo, a análise da organização interna, a avaliação de estratégias e a garantia de que a gestão elabore as estratégias em toda a organização. Na sua essência, a gestão estratégica envolve identificar como a organização se compara em relação aos seus concorrentes e reconhecer oportunidades e ameaças enfrentadas por uma organização, sejam elas de dentro da organização ou de concorrentes.

A gestão estratégica é dividida em várias escolas de pensamento. Uma abordagem prescritiva para a gestão estratégica descreve como as estratégias devem ser desenvolvidas, enquanto uma abordagem descritiva se concentra em como as estratégias devem ser colocadas em prática. Essas escolas diferem sobre se as estratégias são desenvolvidas por meio de um processo analítico no qual todas as ameaças e oportunidades são consideradas, ou são mais como princípios gerais de orientação a serem aplicados.

2
Dislike0
User badge image

Célia Rocha

Uma organização tradicional possui foco na estrutura “Departamentos”, há sempre a dependência e concentração em uma estrutura vertical, ou seja, o superior é quem toma a decisão, estamos limitando o processo e direcionando a tomada da decisão na chefia.


Já em uma organização orientada por processos o foco são pessoas com o propósito de atender um objetivo, as decisões são tomadas em caráter colaborativo com a soma das experiências conjuntas de todos os participantes envolvidos.


Desta forma podemos dizer que a gestão por processo pode ser mais vantajosa e necessária nos dias atuais pois possibilita o compartilhamento de conhecimento, os participantes tornam-se donos sem fronteiras, cativamos a colaboração, produtividade e maior agilidade na tomada de decisões.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais