Buscar

papel do citrato

qual o papel do citrato no transporte de grupo acetilas da mitocôndria para o citosol?

💡 2 Respostas

User badge image

Lara Tainah

Regulação da sintese dos ácidos graxos. A insulina estimula a atividade de citrato liase (transporte de acetil para citossol)‏ e também estimula uma proteína fosfatase que ativa a acetilCoA carboxilase por desfosforilação. Depois o citrato ativa a acetil-CoA carboxilase (formação de malonil)‏.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O citrato citoplasmático é a principal fonte de carbono para a biossíntese de ácidos graxos, triacilgliceróis e colesterol, e também regula o metabolismo da glicose por meio de sua inibição alostérica da fosfofrutocinase. Tem origem quer através do efluxo de citrato da matriz mitocondrial na proteína transportadora de citrato quer através do influxo de citrato extracelular no transportador de citrato de membrana plasmática.


 Apesar de seu substrato comum, as duas proteínas de transporte compartilham pouca similaridade de seqüência e transportam citrato via mecanismos fundamentalmente diferentes. O citrato é um intermediário chave tanto no catabolismo quanto no anabolismo e, portanto, ocupa uma posição de destaque no metabolismo da energia eucariótica.


Existem duas fontes de citrato intracelular. Uma fonte consiste na geração de citrato dentro da matriz mitocondrial. Assim, quando a célula precisa extrair energia via oxidação de carboidrato, lipídio ou proteína, os intermediários resultantes entrarão no ciclo do ácido cítrico em várias etapas, resultando na formação de citrato dentro de uma volta do ciclo. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais