Buscar

Relacione o aumento do consumo de o2 com adaptações que acontecem no sistema cardiovascular e respiratório?

💡 2 Respostas

User badge image

Rebecca Brasileiro

O coração funciona como uma “bomba” natural, impulsionando o sangue arterial (rico em O2) e sangue venoso (rico em CO2) por todo o corpo. Durante o exercício físico, a demanda de oxigênio pode ser entre 15 a 25 vezes maior do que ocorre quando o indivíduo esta em repouso. E o principal objetivo do sistema cardiorrespiratório é fornecer O2 em quantidades suficientes e retirar produtos de degradação dos tecidos e organismos como o CO2.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O exercício físico caracteriza-se por uma situação que retira o organismo de sua homeostase, pois implica no aumento instantâneo da demanda energética da musculatura exercitada e, conseqüentemente, do organismo como um todo. Assim, para suprir a nova demanda metabólica, várias adaptações fisiológicas são necessárias e, dentre elas, as referentes à função cardiovascular durante o exercício físico.


Em relação ao aumento do consumo de oxigênio relativo em idosos, outros estudos demonstram conclusões semelhantes ao dos estudos acima citados (SPINA et al 1997; SEALS e CHASE, 1989; HAGBERG et al 1989; ARAÚJO et al.,1999; CARROL et al.,1995; FERKETICH et al., 1998).


Entretanto não foi apresentado nenhum relato, envolvendo adaptações da FC em virtude do treinamento de força. De acordo com os relatos de inúmeras pesquisas, POLLOCK et al.(1987); LAKATTA (1990); FLEG (1986) destacaram que a redução do consumo de oxigênio com a idade é afetada pelo treinamento. A partir da realização destes ocorrem mudanças progressivas em suas taxas, parecendo não observar qualquer efeito sobre a FC máx., em que a mesma declinava-se com a idade, independente do treinamento.


O encurtamento dos músculos da cadeia respiratória leva ao aumento do volume pulmonar em repouso, caracterizando tórax com grande diâmetro, restringindo assim a mobilidade da caixa torácica. Portanto, para que ocorram os ciclos respiratórios de forma adequada, deve haver um sincronismo entre a caixa torácica, os pulmões e a musculatura respiratória, atuando de forma harmoniosa e coordenada para tornar possível um fenômeno tão complexo.

Fonte:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/adaptacoes-agudas-e-cronicas-do-exercicio-fisico-no-sistema-cardiovascular/8097

http://www.efdeportes.com/efd64/idosos.htm

http://www.rpgsouchard.com.br/apoio-aos-profissionais/cientifico/sistema-respiratorio/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais