Buscar

1. Um refrigerador transfere calor de um local frio para um local quente. Isso constitui uma violação da segunda lei da termodinâmica? Explique.

💡 2 Respostas

User badge image

André Bisognin

não, pois um refrigerador é uma máquina térmica, nesse sistema todas as trocas de calor são realizadas do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura, o evaporador está com menor temperatura em relação ao ambiente, por isso absorve calorm do ambiente a ser refrigerado; já o condensador está mais quente que o ambiente por isso libera o calor para o meio.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Dentre as duas leis da termodinâmica, a segunda é a que tem maior aplicação na construção de máquinas e utilização na indústria, pois trata diretamente do rendimento das máquinas térmicas.

Dois enunciados, aparentemente diferentes ilustram a 2ª Lei da Termodinâmica, os enunciados de Clausius e Kelvin-Planck:

  • Enunciado de Clausius:

O calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta.

Tendo como consequência que o sentido natural do fluxo de calor é da temperatura mais alta para a mais baixa, e que para que o fluxo seja inverso é necessário que um agente externo realize um trabalho sobre este sistema.

  • Enunciado de Kelvin-Planck:

É impossível a construção de uma máquina que, operando em um ciclo termodinâmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho.

Este enunciado implica que, não é possível que um dispositivo térmico tenha um rendimento de 100%, ou seja, por menor que seja, sempre há uma quantidade de calor que não se transforma em trabalho efetivo.

Dessa forma, podemos concluir que essa assertiva constitui uma violação da Segunda Lei da Termodinâmica.

 

Fonte: https://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Termodinamica/2leidatermodinamica.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais