Buscar

Qual a função social do Direito na sociedade atual ordem Jurídica Brasileira ?

A sociedade e o direito se relacionam e encaminham juntos, mas qual seria realmente a função social do direito?

💡 12 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

A função social do direito é prevenção de conflitos, composição e promover o bem comum. Sendo este, a ordenação daquilo que cada homem pode realizar sem prejuízo do bem alheio, uma posição harmônica do bem de cada um com o bem de todos. É um fator para o avanço social. Além de garantir o homem, favorece o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da produção das riquezas, o progresso das comunicações, a elevação do nível cultural do povo, promovendo ainda a formulação de uma consciência nacional. Sendo que a socialidade não se resume a uma disposição abstrata, mas a um princípio que modernamente alimenta toda nossa ordem jurídica.

Espero ter ajudado, se gostou não deixa de aprovar, obrigado!

62
Dislike3
User badge image

Romário Silva

Sua função atual é manter a Segurança Jurídica, a Ordem Social e o Estado Democrático de Direito, previnindo e resolvendo conflitos, principalmente.

7
Dislike0
User badge image

Walter Salomao

A funçao primordial do Direito e o estabelecimento de normas juridica,que derteminam pautas de comportamentos tido como socialmente aceitavel,afim de que os direito fundamentais de todos estejam assegurados pela constituiçao,com tambem o Direito tem o papel de resoluçao de conflitos,uma vez que a quebra do segmento de tais normas,o Estado tem o poder voltado a gerir e solucionar tais situaçoes conflituosas.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes