Buscar

Valores Políticos e Metodologia de Pesquisa

Amigos, estou precisando de tudo que vcs puderem me mandar a respeito das matérias Valores Políticos e Metodologia de Pesquisa, desde provas, estudos dirigidos, Apol's, resumos... Tudo mesmo! Obrigado!

💡 5 Respostas

User badge image

Bernardo Neiva

Questão 1/5

"O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o supra-sumo do bom-senso – isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa". Aldous Huxley.

A respeito da observação na ciência, assinale a alternativa correta.

 

A

Uma experiência perceptiva e totalizante geral é possível a partir da observação.

B

O cientista sempre observará os fatos de forma não apenas imparcial, como também neutra.

 

C

A história da ciência se baseia no puro e simples momento de observação da realidade, da qual se extrai toda a validade do pensamento científico.

 

D

Existe uma dependência dos fatos em relação aos aspectos subjetivos da observação, dependendo, em boa parte, do ponto de vista pessoal do cientista.

 

Você acertou!

A resposta correta está nas páginas 14 e 15 do Capítulo 1 do livro-base, PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes, 2013.

E

Segundo Feyerabend, o desenvolvimento do espírito científico é simples e harmonioso, em acordo com a realidade.


Questão 2/5

“Melhor do que falarmos em democracia é falarmos em democracias, dadas as diversas formas históricas que tal conceito tem assumido, suas diferenças de ênfase e as perspectivas que tem ensejado, quer de integração ou de construção de uma alternativa ao sistema social vigente”. BERAS, Cesar. A democracia nos diferentes períodos históricos: desenvolvimento de diferentes percepções normativas. In BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 16.

Sobre os conceitos de democracia, assinale a alternativa correta.

 

A

O conceito clássico de democracia define o que é povo e qual o melhor método e a melhor forma de governos.

 

B

Não há que se mencionar ou pensar em dilemas na formulação histórica de democracia.

 

C

Democracia é um conceito e uma ideia universal, permanente no tempo e no espaço.

 

D

A democracia é um processo interdependente, construído historicamente, e resultado de tensões e conflitos.

 

Você acertou!

 

Gabarito comentado: A resposta pode ser encontrada nas páginas 16 e 17 do livro-base da disciplina, em BERAS, Cesar. A democracia nos diferentes períodos históricos: desenvolvimento de diferentes percepções normativas. In BERAS, Cesar.Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 13-32.

E

Pensar em processos democráticos é equivocado, pois a democracia é uma ideia e não um processo.


Questão 3/5

Observe a figura abaixo.

A respeito do método indutivo, ou “princípio da indução”, assinale a alternativa correta.

 

A

Pelo princípio da indução o cientista extrai dos modelos teóricos a sua realidade empírica.

 

B

No método indutivo, deve-se problematizar o sentido e o significado da observação, para que se possa ter uma concepção crítica e realista do método.

 

A resposta correta está nas páginas 14 e 15 do Capítulo 1 do livro-base, PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes, 2013.

C

A aplicação do princípio da indução não possui nenhum problema ou dificuldade na pesquisa científica.

 

D

Não há fragilidades no método sustentado na obtenção de verdades por meio de verificação de fatos.

 

E

A indução é o método por excelência de pesquisa científica.


Questão 4/5
“O termo cidadania advém do termo em latim civitas, que correspondia, nas sociedades antigas, à vida nas cidades. Essa noção remetia ao tipo de funcionamento das cidades-estado, no modelo romano e grego”. BERAS, Cesar. A cidadania nos diferentes períodos históricos: o desenvolvimento da afirmação dos direitos básicos. In BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 36.

A respeito do conceito de cidadania e de sua evolução histórica, assinale a alternativa correta.

 

A

A partir do século V a. C. a cidadania é entendida como forma de identificação universal de todos os indivíduos frente ao Estado.

B

Em qualquer período histórico, a centralidade do conceito de cidadania pode ser verificada na afirmação dos direitos civis, políticos e sociais.

Você acertou!

A resposta pode ser encontrada nas páginas 36 e 37 do livro-base da disciplina, em BERAS, Cesar. A cidadania nos diferentes períodos históricos: o desenvolvimento da afirmação dos direitos básicos. In BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 33-50.

C

Cidadania significa respeito aos direitos civis, mas não aos sociais ou políticos.

 

D

Garantias fundamentais e cidadania são conceitos divergentes e antagônicos.

E

Direitos sociais são o mesmo que cidadania, a qual exclui da sua percepção a ideia de nacionalidade e de direitos civis.


Questão 5/5

“(...) problematizar o contexto da pesquisa, é um ato de fundamental importância que o cientista precisa assumir para começar a entender a influência dos valores sobre a investigação que ele pretende levar a cabo”. MEDEIROS, Alexandre da Silva. O lugar dos valores e da ética na pesquisa em ciências sociais. In PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 31.

A respeito da problematização do contexto da pesquisa e sobre a influência (ou não) dos valores do pesquisador na formação da ciência, assinale a alternativa correta.

 

A

A pesquisa representa conjunto de procedimentos estritamente técnicos, totalmente isenta de fatores extracientíficos.

B

Pesquisas sempre ocorrem fora da sociedade, no que se chama de “vácuo estrutural”.

C

Trata-se de consenso em ciências sociais sobre o momento em que valores pessoais e sociais interferem na pesquisa.

D

Todas as etapas da pesquisa científica são neutras e isentas de contaminação.

E

Os valores influenciam a pesquisa, do seu início à sua conclusão.

 

Você acertou!

A resposta correta está nas páginas 30, 31 e 32 do Capítulo 2 do livro-base, PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social.Curitiba: Intersaberes, 2013.

Referência: MEDEIROS, Alexandre da Silva. O lugar dos valores e da ética na pesquisa em ciências sociais. In PREMEBIDA, Adriano; e Outros. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 27-37.
0
Dislike0
User badge image

Bernardo Neiva

Questão 1/5

“O questionário dever ser estruturado de maneira que cada um dos problemas de pesquisa e hipóteses sejam abordados” (WEISHEIMER, N. O questionário na pesquisa social. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 47)

Sobre a questão da classificação e da construção do questionário, leia as afirmações abaixo e marque a sequência correta:

I – Muitos aspectos influenciam na construção do questionário. Porém, segundo especialistas, a disposição das perguntas não tem qualquer influência na sistematização e análise dos dados extraídos do questionário.

II – O questionário pode ser aplicado face a face entre um entrevistador e um entrevistado. Quando isso acontece, afirmamos que houve uma aplicação direta. Agora, quando a interação entre entrevistado e entrevistador se dá por meio de algum meio de comunicação, telefone por exemplo, temos nesse caso a aplicação indireta.

III – Para facilitar a sistematização e análise dos dados, o pesquisador deverá organizar o questionário em tópicos, e levar em consideração a disposição das perguntas.

 

A

As assertivas II e III estão corretas;

 

Comentário: As assertivas II e III estão corretas. Segundo Weisheimer (2013, p. 49) “a disposição das perguntas irá influenciar no trabalho de sistematização e análise posterior à aplicação do questionário”. Weisheimer afirma ainda (2013, p. 47) “Por isso o pesquisador precisa organizar o questionário por tópicos que correspondem aos tópicos-guias da pesquisa (eixos de investigação do pesquisador)”. Por fim, o autor escreveu “O questionário de contato direto implica e interação face a face entre um entrevistador e um entrevistado” e “O questionário de contato indireto, é todo tipo de questionário em que não interação direta entre entrevistador e entrevistado” (Weisheimer, 2013, p. 46)

B

As assertivas I e II estão corretas;

 

C

Apenas a assertiva III está correta;

 

D

Apenas a assertiva II está correta;

 

E

As assertivas I e III estão corretas;


Questão 2/5

“No caso específico da utilização de entrevistas individuais no campo das ciências sociais, devemos também considerar que a apreensão de qualquer tema, por parte do entrevistado, representa uma expressão individual, que está fortemente amalgamada a determinadas categorias sociais; logo, podemos apreendê-lo (o entrevistado) como um canal possível no acesso a determinados elementos e processos do mundo social” (SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, pp. 55-56)

Sobre a questão da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e marque a sequência correta:

I – A entrevista em profundidade procura ir além do esquema pergunta-resposta, incentivando o entrevistado a formular questões com base em suas próprias categorias de pertencimento social, visões de mundo e opiniões.

II – A entrevista em profundidade não foge do padrão pergunta-resposta. Esta classificação diz respeito a questionário que trazem indagações mais complexas. Este tipo de entrevista é comum quando o entrevistado é um famoso acadêmico, por exemplo.

III – Uma das críticas que se faz ao modelo estruturado de entrevista, que é o oposto de entrevista em profundidade, é que o entrevistado fica preso às categorias iniciais propostas pelo pesquisador. Ou seja, fica limitado às alternativas que são apresentadas em cada pergunta.

 

A

Apenas a assertiva II está correta;

 

B

Apenas a assertiva I está correta;

 

C

As assertivas I e III estão corretas;

 

Comentário: As assertivas I e III estão corretas. Segundo Salaini (2013, p. 56) “Em modelos mais estruturados de entrevistas, a relação entrevistado-entrevistador, acaba focando em modelo pergunta-resposta, no qual o entrevistado fica mais “preso” a categorias iniciais propostas pelo pesquisador.” Ainda sobre o assunto, o autor salienta “A entrevista em profundidade, procura ir além de um esquema “pergunta-resposta...” (SALAINI, 2013, p. 56)

D

As assertivas II e III estão corretas;

 

E

As assertivas I e II estão corretas;

 


Questão 3/5

“Nesse contexto histórico, podemos perceber que não existe uma democracia pronta e acabada, mas um processo em fluxo permanente, que se configura diferenciadamente ao longo da história”. (BERAS, Cesar. A gênese de uma democracia sem sociedade civil. In BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 69.)

A respeito desse processo diferenciado histórico de construção da democracia, assinale a alternativa correta.

 

A

As Revoluções Francesa, Inglesa e Americana possuem o mesmo contexto histórico e as mesmas condições sociais, os quais conjugados levaram à formação democrática na França, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

 

B

A sociedade democrática inglesa formada em 1776 é a mesma que persiste até hoje, fruto da característica universal democrática.

 

C

O final do século XX acompanhou a tendência histórica de formação e regressão de democracias (Estados democráticos que se tornam autoritários e ditatoriais).

 

D

O processo de construção democrática brasileira segue o padrão francês iniciado no século XVI.

 

E

A origem do sistema democrático brasileiro é oligárquica, no qual a cidadania se inicia sem liberdade individual.

Gabarito comentado: A resposta pode ser encontrada nas páginas 68 e 69 do livro-base da disciplina, em BERAS, Cesar. A gênese de uma democracia sem sociedade civil. In BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 65-80.


Questão 4/5

“Ao se disseminar largamente e colar-se ao senso comum, ao imaginário político das sociedades contemporâneas, à linguagem da mídia, o conceito perdeu precisão: empregam-no tanto a esquerda histórica quanto as novas esquerdas, tanto o centro liberal quanto a direita fascista. Os vários interlocutores referem-se a coisas distintas, mas empregam a mesma palavra”. (Nogueira, Marco Aurélio. Sociedade civil, entre o político-estatal e o universo gerencial. Revista brasileira de Ciências Sociais, Jun 2003, vol.18, n.52, p.185-202.)

A respeito do(s) conceito(s) de sociedade civil, assinale a alternativa correta.

 

A

A sociedade civil é um conceito abstrato, o qual independente, portanto, de um espaço, existindo apenas no imaginário.

 

B

Sociedade civil é fruto de harmonia e coesão, sendo, desta forma, caracterizada como uma verdadeira comunidade, na qual as divergências e os antagonismos sequer são cogitados como possíveis.

 

C

Diversos grupos homogêneos compõem a sociedade civil: organizações de classe, grupos de interesse, associações com fins sociais. No entanto, alguns grupos não fazem parte: classes e movimentos sociais.

 

D

A característica em comum dos grupos heterogêneos que compõem a sociedade civil é o não pertencimento (ou a não representação) do Estado.

 

Você acertou!

Gabarito comentado: A resposta pode ser encontrada nas páginas 54 e 55 do livro-base da disciplina, em BERAS, Cesar. A sociedade civil nos diferentes períodos históricos: a diferenciação entre Estado e sociedade. In BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 51-64.

E

A divisão entre público e privado determina a conceituação de sociedade civil.


Questão 5/5

“Para Matteucci (1998, p. 842), a opinião pública é uma expressão que carrega duplo sentido: na sua formação, é "pública" por ser originada fora da esfera privada, ou seja, no debate público de ideias; no seu objeto, é pública por tratar de assuntos de interesse de uma determinada comunidade. Para Bobbio (1997, p. 90), é ‘...... a opinião relativa aos atos públicos, isto e´, aos atos próprios do poder público’. Para Habermas (2003), ela é o conjunto de discussões públicas depois que o público, por formação e informação, torna-se apto a elaborar uma opinião bem fundamentada sobre assuntos de relevância coletiva”. (CADEMARTORI, Daniela Mesquita Leutchuk de; MENEZES NETO, Elias Jacob de. Poder, meios de comunicação de massas e esfera pública na democracia constitucional. Sequência, Florianópolis, n. 66, p. 187-212, jul. 2013)

Sobre a opinião pública, assinale a alternativa correta.

 

A

A sociedade civil é o espaço por excelência da opinião pública que legitima ou deslegitima o Estado.

Você acertou!

Gabarito comentado: A resposta pode ser encontrada nas páginas 55 e 56 do livro-base da disciplina, em BERAS, Cesar. A sociedade civil nos diferentes períodos históricos: a diferenciação entre Estado e sociedade. In BERAS, Cesar. Democracia, cidadania e sociedade civil. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 51-64.

B

Cabe à opinião pública o dever de legitimar todas as ações do Estado.

 

C

A sociedade civil age apenas quando favorável à opinião pública – se esta não concordar, não pode aquela agir.

 

D

Estados sem opinião pública formal ou informal são considerados tão democráticos quanto Estados que possuem opinião pública.

 

E

Opinião pública é aquela tida pelo Estado no exercício de suas funções.


 
carregando...
 

0
Dislike0
User badge image

Bernardo Neiva

Questão 1/5

“ Podemos considerar a Constituição de 1988 como o marco que pôs fim aos últimos vestígios formais do regime autoritário. A abertura iniciada pelo general Geisel em 1974 levou mais de treze anos para desembocar em um regime democrático.” (FAUSTO, 2009, p. 526)

Sobre os militares, a democracia e a cidadania, avalie as questões abaixo:

Ia transição brasileira teve como a espanhola a vantagem de não provocar grandes abalos sociais, mas teve a desvantagem de não colocar em questão problemas que iam muito além da garantia de direitos políticos à população.

II. o fim da ditadura civil-militar possibilitou o surgimento de partidos políticos, fato que nunca havia ocorrido na história política nacional.

III. o fim do autoritarismo levou o país mais a uma “situação democrática” do que a um regime democrático consolidado. 

 

A

I e II, apenas.

B

II, apenas.

C

I e III, apenas.

A questão procurava demonstrar o impacto do fim da ditadura civil-militar ao fortalecimento dos direitos políticos. No entanto, não é correto afirmar a inexistência de partidos políticos antes de 1985. Como fonte de consulta, ver BERAS, 2009, p. 91.
D

III, apenas.

E

I, II e III.


Questão 2/5

Leia o texto abaixo e depois responda:

“O método etnográfico surgiu no âmbito da antropologia, no início do século XX, diferenciando as formas de produção do conhecimento desse campo daquelas presentes em outras disciplinas que compõem as ciências sociais” (CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 80)

Acerca das características e pressupostos da etnografia, analise as alternativas abaixo e assinale a sequência correta:

I – Uma das condições fundamentais para que se trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico

II – A etnografia é baseada no planejamento prévio das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas, para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos entrevistados

III – A etnografia impõe ao investigado um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta

 

A

Apenas a assertiva I está correta;

B

Apenas a assertiva III está correta;

C

As assertivas I e III estão corretas;

Você acertou!

Comentário: apenas as assertivas I e III estão corretas, pois de acordo com Carvalho (2013, p. 81) “O primeiro deles é que o objetivo desse tipo de investigação social é capturar o caráter espontâneo do comportamento humano”

D

As assertivas II e III estão corretas;

E

As assertivas I e II estão corretas;


Questão 3/5

Leia o texto abaixo e depois responda

“A observação representa um importante recurso na pesquisa social científica, pois apresenta uma série de características que a distinguem de outras técnicas, como a possibilidade de presenciar em ato os indivíduos em interação. A observação permite que o observador vivencie pessoalmente o fenômeno sendo construído, reconstruído, ganhando contornos e formato por meio das atitudes e relações estabelecidas pelos indivíduos e grupos estudados” (MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 67)

Sobre a observação simples na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a sequência correta:

I – Na observação simples o pesquisador não elabora um roteiro estruturado para sua pesquisa. Esse tipo de pesquisa tem um caráter mais exploratório, e o cientista social está livre para interpretar os resultados da observação de acordo com suas crenças e valores. Na observação simples, não existe a necessidade de separação entre pesquisador e objeto

II – Na observação simples, são coletados dados e informações são anotadas. Entretanto, isso é feito sem um planejamento prévio. Isso diferencia a observação simples das outras

III – Mesmo a observação sendo simples, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do objeto. Qualquer tipo de laço afetivo pode comprometer o trabalho em si.

 

A

Apenas a assertiva I está correta;

B

Apenas a assertiva III está correta;

C

As assertivas II e III estão corretas;

Comentário: As assertivas II e III estão correta.  Segundo Medeiros e Silva (2013, p. 68) “É importante ressaltar que, ao optar por esse tipo de observação, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do por parte do observador por parte do seu objeto de estudo....”. Os autores ainda salientam que “A diferença de outros tipos de observação é que, nesse caso, coletam-se informações sem um planejamento prévio” (MEDEIROS; SILVA, 2013, p. 68)

Gabarito: MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 5, pp. 68-76

D

Apenas a assertiva II está correta;

E

As assertivas II e III estão incorretas;


Questão 4/5

“Subindo ao poder em outubro de 1930, Getúlio Vargas nele permaneceu por quinze anos, sucessivamente, como chefe de um governo provisório, presidente eleito pelo voto indireto e ditador. Deposto em 1945, voltaria à presidência pelo voto popular em 1950, não chegando a completar o mandato por se suicidar”.

Sobre a relação entre cidadania e o período Vargas, avalie as alternativas a seguir:

IO conjunto do período (1930-1964) se caracteriza basicamente pelo avanço dos direitos sociais. Cria-se o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e afirma-se uma nova e ampla legislação trabalhista.  

II. O período tem uma característica central para a análise configuracional: o crescimento da capacidade de ação do estado em todas as dimensões da sociedade.

III. Ainda que Vargas tivesse apoio da população, o ditador havia rompido com a Igreja católica e proibido o ensino religioso nas escolas públicas. O fato demonstrava um retrocesso para a formação da cidadania nacional.

 

A

I e II, apenas.

A resposta para as questões pode ser encontrada entre as páginas 87 e 89 de Beras (2013). De fato, Vargas estruturou os direitos trabalhistas no Brasil, além de fortalecer o estado brasileiro, em geral. O item incorreto, terceiro item, afirma que Vargas havia rompido com a Igreja católica. No entanto, a igreja foi uma das principais apoiadoras do regime (FAUSTO, p. 333, 2009).

B

II, apenas.

C

II e III, apenas.

D

III, apenas.

E

I, II e III.


Questão 5/5

Tema: Observação sistemática na pesquisa social

Leia o texto abaixo e depois responda

O observador sabe o que procura e o que carece de importância em determinada situação: deve ser objetivo, reconhecer os possíveis erros e eliminar suas influências sobre o que vê e recolhe” (LAKATOS; MARCONI, 1985, p. 171))

Sobre a observação sistemática na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a sequência correta:

I – A observação sistemática, ao contrário da observação simples, é aplicada através de um método de pesquisa estruturado. Dessa forma, o pesquisador elabora uma previamente um material para a organização e registro dos dados, com o tópicos e as categorias a serem analisadas de acordo com a situação apresentada

II – Na observação sistemática existe maior objetividade do pesquisador. Ele estabelece claramente qual o problema e planeja previamente a observação.

III – A observação sistemática difere da observação simples na postura do pesquisador. Na sistemática, o pesquisador se distancia do objeto, e não deixa suas crenças e valores afetarem a pesquisa. Na observação simples, ao contrário, ele deixa suas crenças e valores interferirem nos resultados da pesquisa

 

A

Apenas a assertiva III está correta;

B

As assertivas II e III estão corretas;

C

As assertivas I e III estão corretas;

D

As assertivas I e II estão corretas;

Você acertou!

Comentário: As assertivas I e II estão correta.  Segundo Medeiros e Silva (2013, p. 69) “A observação sistemática é um método de pesquisa estruturado, aplicado em condições controladas para a obtenção de resultados com base em elementos preestabelecidos.”. Os autores ressaltam que ainda lembram que “É importante ressaltar que, ao optar por esse tipo de observação, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do por parte do observador por parte do seu objeto de estudo....”.” (MEDEIROS; SILVA, 2013, p. 68)

E
Apenas a assertiva I está correta;
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais