A maior rede de estudos do Brasil

Pessoal alguém fez a Apolo 5 da teoria da democracia - estado moderno e comtemporaneo?

UNINTER

apolo5

teoria da democracia

estado moderno e comtemporaneo


16 resposta(s)

User badge image

Anne

Há mais de um mês

mas vc foi bem?

mas vc foi bem?

User badge image

Bernardo

Há mais de um mês

Terminei ontem a matéria, mas nao tenho o gabarito da apol 5 ainda. 

User badge image

Bernardo

Há mais de um mês

Questão 1/5 - Teoria da Democracia
O "eu", para Honneth, apresenta "algo de impreciso e ambíguo, e isto por boas razões: ele designa a experiência repentina de um afluxo de impulsos internos, dos quais não se pode mais divisar se nascem da natureza pulsional pré-social, da imaginação criadora ou da sensibilidade moral". (Honneth, 1992/2003, p. 140)
Como pode ser denominado este sujeito, para Honneth, para o qual há percepcção de identidade e de justiça?

Nota: 20.0

A
Sujeito reflexivo

Você acertou!

Honneth ignora as relações de comunicação de Habermas e se dedica às relações cotidianas entre os indivíduos, para ele, estes são sujeitos reflexivos dotados de uma concepção de identidade e de senso de justiça.

Essa identidade está relacionada com o autorreconhecimento, ela se constrói por meio da interação com o outro. Ou seja, o indivíduo reconhece a sua individualidade e o seu valor social.

(Rota de Aprendizagem 5 de Teoria da Democracia, p. 6)

 

B
Sujeito sujeitado
C
Sujeito individual racional
D
Sujeito impossível
E
Alterego

Questão 2/5 - Estado Moderno e Contemporâneo

O artigo 6º da Constituição Federal de 1988 se refere de maneira bastante genérica aos direitos sociais por excelência, como o direito a saúde, ao trabalho, ao lazer entre outros.
(Leitura complementar da rota de aprendizagem da aula 5 de Estado Moderno e Contemporâneo)

Tendo como base os conteúdos discutidos na aula 5, assinale a alternativa que contém os trechos preenchem corretamente as lacunas abaixo:

 

Partindo desse pressuposto os direitos sociais buscam a qualidade de vida dos (__________), no entanto apesar de estarem interligados faz-se necessário, ressaltar e distinguir as diferenças entre direitos (__________) e direitos individuais

Nota: 20.0

A

(dos trabalhadores rurais) e (coletivos)

B

(patrões) e (econômicos)

C

(individuais) e (sociais)

Você acertou!

A alternativa correta é (individuais) e (sociais). Como podemos ler no texto complementar, “Partindo desse pressuposto os direitos sociais buscam a qualidade de vida dos indivíduos, no entanto apesar de estarem interligados faz-se necessário, ressaltar e distinguir as diferenças entre direitos sociais e direitos individuais. Portanto os direitos sociais, como dimensão dos direitos fundamentais do homem, são prestações positivas proporcionadas pelo Estado direta ou indiretamente, enunciadas em normas constitucionais, que possibilitam melhores condições de vida aos mais fracos, direitos que tendem a realizar a equalização de situações sociais desiguais, são, portanto, direitos que se ligam ao direito de igualdade.” (Leitura complementar da rota de aprendizagem da aula 5). As demais alternativas contêm trechos que não fazem sentido no contexto do enunciado.

D

(governos) e (humanos)

E

(partidos políticos) e (religiosos)


Questão 3/5 - Estado Moderno e Contemporâneo

Inicialmente as Constituições Brasileiras versavam apenas sobre a forma de estado e sistema de governo. A Constituição de 1824, apenas tratou de abolir as corporações de oficio, que atrapalhava o exercício de ofícios e profissões. Em 1891 a presente Carta Magna reconhece a liberdade de associação, determinando que a todos fosse licita a associação e reunião sem armas, não podendo a polícia intervir, salvo para manter a ordem pública.
(Leitura complementar da rota de aprendizagem da aula 5 de Estado Moderno e Contemporâneo)

Tendo como base os conteúdos discutidos na aula 5, assinale a alternativa que contém os trechos preenchem corretamente as lacunas abaixo:

 

A Constituição Federal de 1934 teve importante destaque tanto na área social como na área trabalhista impondo jornada de trabalho de (________), garantias de (________) e protegendo o trabalho de mulheres e crianças entre outros benefícios ao trabalhador.

Nota: 20.0

A

(oito horas) e (liberdade sindical)

Você acertou!

A alternativa correta é (oito horas) e (liberdade sindical). Como podemos ler no texto complementar “A Constituição Federal de 1934 teve importante destaque tanto na área social como na área trabalhista impondo jornada de trabalho de oito horas, garantias de liberdade sindical e protegendo o trabalho de mulheres e crianças entre outros benefícios ao trabalhador.” (Leitura complementar da rota de aprendizagem da aula 5). As demais alternativas contêm trechos que não fazem sentido no contexto do enunciado.
B

(doze horas) e (voto)

C

(dezesseis horas) e (imposto sindical)

D

(quatro horas) e (propriedade)

E

(dez horas) e (religião)


Questão 4/5 - Estado Moderno e Contemporâneo

Os direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado uma intervenção na ordem social que assegure os critérios de justiça distributiva.
(Leitura complementar da rota de aprendizagem da aula 5 de Estado Moderno e Contemporâneo)

Tendo como base os conteúdos discutidos na aula 5, assinale a alternativa que contém os trechos preenchem corretamente as lacunas abaixo:

Diferentemente dos direitos a liberdade, os direitos (________) se realizam por meio de atuação estatal com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais, por isso tendem a possuir um custo excessivamente alto e a se realizar em (________) .

Nota: 20.0

A

(sociais) e (longo prazo)

Você acertou!

A alternativa correta é (sociais) e (longo prazo). Os direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado uma intervenção na ordem social que assegure os critérios de justiça distributiva, assim diferentemente dos direitos a liberdade, se realizam por meio de atuação estatal com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais, por isso tendem a possuir um custo excessivamente alto e a se realizar em longo prazo (Leitura complementar da rota de aprendizagem da aula 5). As demais alternativas contêm trechos que não fazem sentido no contexto do enunciado.

B

(dos trabalhadores rurais) e (cidades)

C

(patronais) e (plenitude)

D

(indígenas) e (aldeias)

E

(do governo) e (moeda)


Questão 5/5 - Teoria da Democracia
De acordo com a videoaula de Teoria da Democracia vimos que os indivíduos, desde a primeira infância, constroem a sua identidade por meio da interação social com os demais, ou seja, é por meio das reações do outro que o indivíduo reconhece sua individualidade e seu valor social. 
Ao analisarmos essa colocação estamos nos referindo a qual conceito?

Nota: 20.0

A
Teoria Crítica
B
Teoria do Estado
C
Teoria do Governo
D
Teoria do Reconhecimento

Você acertou!

Teoria do Reconhecimento, conforme videoaula 5 de Teoria da Democracia (16m).
E
Teoria Comunista

 

  1. Apol 4 nota 100, ainda nao liberaram o gabarito da apol5

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes