Buscar

Prova tipo 3 antropologia e cultura brasileira (Alguém sabe as respostas?)

1) Os conhecimentos da Antropologia aplicados ao ambiente de trabalho tornam-se importantes,pois:

A) Ajudam a compreender como a cultura positivista é importante dentro das relações de trabalho,assim como a teoria da evolução.

B) Ajudam a compreender como a lingua é importante na comunicação dentro da empresa.

C) Ajudam o individuo a aprender como se dá o processo de dominação cultural e entender como a sua cultura é mais sofisticada e superior do que as culturas dos demais.

D) Ajudam no processo de contabilidade da empresa sendo necessarios para compreender como se dá a legislação do imposto de nações distintas.

E) Ajudam a perceber que o ambiente de trabalho é apenas outro espaço em que as diferenças culturais são percebidas e que estas devem ser compreendidas e até mesmo valorizadas.

 

2) Falar de ___________ é  tratar de um estatuto de pertencimento de um individuo a uma comunidade politicamente articulada,tendo direitos e deveres na forma de leis. È algo que esta sempre em construção e o seu conhecimento ocorre nas relações como o outro.A diversidade justifica o motivo pelo qual uma sociedade precisar ser _________:há diversidades,heterogenia estrutural,isso implica uma igualdade de direitos e mobilidade social,que perpassa por novos estigmas.

Assinale a alternativa com os termos que completam corretamente as lacunas:

A)Politica,inclusiva

B)Politica,exclusiva

C)Cidadania,exclusiva

D)Cidadania,inclusiva

E)Gênero,positiva

 

3)Analise as assertivas a seguir:

I. O Hibridísmo cultural é pratica encontrada em sociedades capitalistas

II. A pós-modernidade como paradigma tem como uma de suas possiveis interpretações, o paralelo com o conceito de liquidez e uma era liquida em que tudo se esvai.

III. A emergência de meios de comunicação,como a internet,gerou novas configurações ás relações sociais, um dos efeitos disso é a percepção de que tenhamos nos tornamos mais intolerantes,quando o que se observa foi um "dar voz" a um maior numero de pessoas.

Estão corretas as assertivas:

A) I e III,apenas.

B) III,apenas

C) I e II,apenas

D) I,II e III

E) II e III,apenas

 

4) Segundo Zygmunt Bauman,as transformações sociais ocorridos nos séculos XX e XXI são frutos de um novo capitulo da história humana. a pós-modernidade.Nos debates sobre a pós-modernidade,as discussões sobre a sociedade do conhecimento - aquela na qual o conhecimento é o principal fator estratégico de riqueza e poder- ocorrem de maneira continua. Dito isso, assinale a alternativa que cita corretamente uma das principais caracteristicas da sociedade do conhecimento.

A)Desenvolvimento Social

B)Retrocesso tecnologico

C)Etnocentrismo

D) Rigidez cultural

E) Inovação Tecnologica

 

5)Sobre a Antropologia,é correta afirmar que>

A)Tem suas origens na Grécia Antiga,com os relatos de Heródoto e Aristóteles sobre os costumes de povos não-gregos.

B) È um campo de estudos que surgiu nos Estados Unidos,no inicio do século XXI,cujo objetivo era o estudo de sociedades consideradas "primitivas".

C) Surgiu na Europa,final do século XVIII, e inicialmente estudava outros povos partindo de uma perspectiva etnocentrica,que hoje é rejeitada.

D) Procura compreender as diferenças entre as sociedades partindo da ideia de que a sociedade ocidental é o modelo cultural mais evoluido.

E) Apesar de pertencer a area de humanidades,ela não dialoga com outros saberes como a História,a Sociologia e a Filosofia

 

6) A respeito da questão de gênero e o movimento feminista,julgue as assertivas a seguir:

I. O feminismo visa combater a ideologia de gênero,que prevê padrões comportamentais com base no sexo dos individuos,tais como "coisas de meninas" e "coisas de meninos"

II. O feminismo tornou-se dispensável no século XXI,visto que hoje as condições entre homens e mulheres já atingiram grau de igualdade em nossa sociedade.

III. O feminismo não é o oposto do machismo,como preveem as noções de senso comum,uma vez que o movimento feminista defende as condições igualitárias entre gêneros e o machismo é um comportamento que prega superioridade masculina.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas:

A) II e III.

B) I e II.

C) I.II e III.

D) I e III.

E) III.

💡 1 Resposta

User badge image

Josiane Oliveira da Silva

TEM NO MEU MATERIAL

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais