Buscar

Qual a diferença entre crime formal e de mera conduta ?

💡 6 Respostas

User badge image

Mariane Castro

▪ Crime Formal: É aquele que possui para a consumação do crime. Nesta espécie de crime. A descriminação típica da norma incriminadora prevê a consumação do delito mesmo que o resultado previsto no tipo não aconteça. Art. 317. (Também é chamado de crime de consumação antecipada uma vez que o crime formal está consumado antes mesmo de o resultado ocorrer. Ex: Art. 158. O crime Formal e doloso admite teoricamente à tentativa, mas na prática é muito difícil da tentativa se caracterizar. ▪ Crime de mera conduta: Não possui nenhum resultado material previsto na norma incriminadora, onde a simples conduta adotada pelo agente já consuma o delito independente de qualquer resultado. Ex: Art. 14. Estatuto do desarmamento. Art. 135. Omissão de socorro.
11
Dislike3
User badge image

bruno arruda

ambos se consumam na conduta. a diferença consiste que nos crimes formais, no tipo penal, há a previsão de um resultado. exemplo de crime formal é a extorsão mediante sequestro que prevê uma conduta típica, qual seja, a privação de liberdade, e um resultado pretendido pelo agente que é a obtenção de uma vantagem econômica. A consumação nesse caso se dá com a privação de liberdade, pouco importando que o agente obtenha alguma vantagem. Já um exemplo de um crime de mera conduta é o falso testemunho. Observe que não há nenhum resultado previsto no tipo. Espero ter ajudado. Bruno Arruda, Advogado e Professor de Direito Penal, Processo Penal e Prática Penal dá Estácio.
2
Dislike0
User badge image

Joab Leonardo S

Muitoo obrigado !!!!
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais