Buscar

É crime receber dinheiro de traficante?

Vcs viram a declaração do Pastor Silas Malafia? Por favor embase a sua resposta. A ideia é tratarmos a questão técnicamente, sem mérito religioso.

💡 3 Respostas

User badge image

Josué Felisberto

Depende do porquê do recebimento do dinheiro, a exemplo do médico que recebe pela consulta, da farmácia, da padaria, do taxista ou do mecânico e até mesmo o advogado não será crime ou imoral receber esse dinheiro. Não seria razoável um profissional, imaginemos o médico, sendo questionado por isso. Agora, se pensarmos em propina a polícia ou servidor público já é crime sem dúvida, e, há outros exemplos de motivação ilícita. Em geral questiona-se se o advogado deveria perguntar, mas ele também é um profissinal como os demais que não questiona a orígem do dinheiro. Acrescentando que o próprio Estado recolhe impostos de traficantes, pecúnia non olet, para o Estado o dinheiro não tem cheiro, logo cobra impostos sobre rendas derivadas do tráfico e também naturalmente, não é crime.

1
Dislike0
User badge image

Tállyta Maione

Ele levou muito a sério o principio tributarista " pecunia non olet"!

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Receber dinheiro, por si só, não constitui fato ilícito, punível pelo Código Penal.

No entanto, algumas nuances podem tornar esse fato criminoso, como por exemplo a conduta tipificada no artigo 1º da Lei 9.613/1998:

"Art. 1o  Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal."

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais