Buscar

quais sao os segmentos em que se podem ser desenvolvidas as açoes da agenda 21

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Felipe

Podemos dizer que basicamente que, o resumo da Agenda 21 é que através de iniciativas sociais, econômicas e ambientais a humanidade consiga estabelecer um equilibrio entre a utilização de recursos naturais e o crescimento econômico, a fim de que as gerações futuras não corram o risco de enfrentar escassez destes recursos.

Entenda como desenvolvimento sócio ambiental, em resumo da Agenda 21, o progresso que atende as demandas presentes nos países, porém não danifica as possibilidades futuras. Fica claro que o modo de produção e consumo atual, em que a nossa sociedade é criada, precisa ser reavaliado e transformado. Entre os principais pontos abordados, no resumo da agenda 21 temos:

– Lutar contra a pobreza;
– Colaboração entre os países para o desenvolvimento sustentável;
– Proteção da atmosfera;
– Esboçar planos e ordenação para com o uso dos recursos naturais;
– Vencer o combate ao desmatamento das matas e florestas do planeta;
– Evitar e lutar contra a desertificação e a seca;
– Preservação dos ecossistemas do planeta, principalmente os ecossistemas frágeis;
– Aperfeiçoamento do trabalho rural visando a sustentabilidade;
– Conservar os recursos hídricos, destacando as fontes de água doce;
– Preservação da biodiversidade;
– Tratamento e manutenção responsável do destino dos vários tipos de resíduos produzidos no planeta (sólidos, orgânicos, hospitalares, tóxicos, radioativos, etc.);
– Educar no intuito de conscientizar a sociedade para a proteção ao meio ambiente;
– Fortalecer as ONGs em busca do desenvolvimento sustentável.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Agenda 21 é um documento lançado na ECO92 (ou Rio92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD – realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro), que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.

A inovação trazida por essa agenda foi colocar em primeira ordem o que geralmente costumava ficar sempre em último lugar quando o assunto era desenvolvimento: o meio ambiente. Até então, todas as políticas de desenvolvimento visavam sempre o crescimento econômico legando ao último lugar a preocupação com o futuro ambiental do planeta, isso quando ainda se atribuía alguma preocupação a este assunto.

A partir de então, 179 países assumiram o compromisso de contribuir para a preservação do meio ambiente.

A Agenda 21 Brasileira começou a ser criada em 1996 pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). Cerca de 40.000 pessoas contribuíram para a criação da Agenda 21 brasileira que começou a ser implantada em 2003.


As ações previstas na Agenda 21 para desenvolvimento sustentável podem ser aplicadas nos segmentos político, econômico e científico: A política trata de criar as leis e implementar os projetos (sobretudo acerca da conservação); a economia busca uma forma de manter o desenvolvimento capitalista associado à sustentabilidade, e a ciência pesquisa e constrói produtos e oferece serviços que buscam manter o desenvolvimento sustentável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais