Buscar

Sobre o fundamento do poder empregatício

Hugo Sinzheimer advertia, em 1927, que A relação que liga o trabalhador ao seu empregador, não é somente uma relação obrigacional. É, antes de tudo, uma relação de poder. Conforme a doutrina atual, qual o fundamento do poder empregatício?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

O contrato. 

Segundo Gustavo Filipe Barbosa Garcia,  defende que o fundamento do poder de direção encontra-se no contrato de trabalho. O fundamento seria de ordem jurídica : a existência do contrato de emprego, em si, autoriza o empregador a exercer o poder de direção, tornando o trabalho do empregado subordinado. 

P. 382 do curso de direito do trabalho.  Gustavo Filipe Barbosa Garcia. 10 ED. 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Maurício Olimpio de Souza, existem quatro correntes que interpretam o fundamento do Poder empregatício: corrente privatísticas, corrente institucionalista, corrente publicista e corrente contratual.

  • Corrente Privatística – Propriedade Privada

"Essa corrente apregoa que a empresa é uma propriedade privada e por tal motivo deve ser dirigida conforme o querer de seus administradores, o assalariado deve acatar todas as ordens do seu superior hierárquico, sendo uma prerrogativa natural do empregador."

  • Corrente Institucional

"A empresa é comparada a uma instituição, sendo que esta última é conceituada como organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento de uma sociedade.

O que essa corrente quer nos impor é que a empresa tem suas regras e devem ser respeitas custe o que custar, o que não é verdade.

Apesar da empresa ter prerrogativas de controle de organização, procedimentos e costumes, essa não pode extrapolar na forma de conduzir as suas prerrogativas."

  • Corrente Publicista

"Essa corrente entende que à empresa é delegado o poder público, sendo que ao empresário é lhe dado poder público.

A corrente é massivamente criticada, pois dá ao empresário poderes além dos necessários, chegando inclusive ao autoritarismo."

  • Corrente Contratual

"O contrato é lei entre as partes, não podendo o empregador em hipótese alguma suprimir direitos adquiridos pelo empregado.

É o contrato que equilibra os direitos das partes envolvidas – empregado e empregador- ditando os direitos e obrigações.

Com isso, é através do contrato, que por sua vez é consubstanciado as leis trabalhistas, nasce de forma homogênea o poder empregatício, pois é através do contrato que é limitado esse poder.

Sem dúvida nenhuma, a Corrente Contratualista  possui a melhor teoria sobre o poder empregatício, pois é através dessa corrente é possível reconhecer que o empregador possui poder de direção, disciplina, mas desde que seja exercido em limites razoáveis e proporcionais."

Fonte:

http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=17521

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais