Buscar

Existe a possibilidade de o consentimento do ofendido ser uma excludente de ilicitude ?

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Assis

A explicação da Tállyta está ótima. Quanto aos exemplos, meu professor deu um em que dois rapazes praticantes de alguma arte marcial resolvem lutar, com um golpe o rapaz A quebra o braço do rapaz B. Nesse caso, aplicando-se o consentimento do ofendido não há crime de lesão corporal.

3
Dislike0
User badge image

Tállyta Maione

Olá Joab, 

O consentimento do ofendido é causa de exclusão da tipicidade : se o tipo penal exige o dissenso da vítima, enquanto um dos requisitos objetivos formais necessários à completude da figura incriminadora, é claro que o válido consentimento do ofendido exclui a tipicidade. Ex.: crimes de violação de domicílio - art. 150 do CP (se alguém permite ou tolera que terceiro ingresse em sua casa, ausente estará a tipicidade da conduta) e estupro - art. 213 do CP (se a mulher consente na relação sexual, inexiste tipicidade).

Espero ter ajudado!

2
Dislike0
User badge image

Joab Leonardo S

Tállyta não acho que estes exemplos sejam convincentes pois neles simplesmente não há tipicidade, e se não há, ela não pode ser excluída. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais