Buscar

Educação Profissional

"Muita coisa precisa acontecer para que a prática possa estar coerente com o discurso, e aprofundar alguns conceitos que permeiam a literatura da educação profissional nos dias de hoje é apenas uma delas, uma vez que pensar, por exemplo, em competências como forma de competir é totalmente diferente do que pensar em competências como meio de desenvolvimento da maioria das pessoas para que possam sobreviver num mundo de trabalho complexo, repleto de incertezas".

(DEFFUNE, Deise. Competências, habilidades e currículos de educação profissional: crônicas e reflexões; Deise Deffune, Léa Depresbiteris. São Paul: SENAC SP, 2000).

Qual a afirmativa traduz a diferença que as autoras colocam neste texto sobre pensar as competências:


Alternativas:

  • a)

    O desenvolvimento de competências na educação deve seguir à risca o desenvolvimento dos saberes conhecer, ser, conviver e fazer.

  • b)

    O desenvolvimento de competências na educação precisa estar pautado nas necessidades e demandas do mercado.

  • c)

    O desenvolvimento de competências na educação pode tanto promover um conhecimento fragmentado, como pode proporcionar uma formação para a vida em sociedade enquanto cidadão critico, participante e consciente.

     
  • d)

    O desenvolvimento de competências na educação precisa agregar, cada dia mais, conhecimentos e competências cognitivas complexas e superiores.

  • e)

    O desenvolvimento de competências na educação implica no desenvolvimento da autonomia e habilidades adquiridas para o exercício de situações profissionais.

5)

A proposta de integração do Ensino Médio e Educação Profissional trouxe mudanças para estas modalidades e nível de ensino, como também muitos desafios. As propostas e políticas educacionais para a Educação de forma geral derivam de acordos com os organismos internacionais (Banco Mundial - BM, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe – CEPAL).

Portanto, complete a frase de acordo com as influências dos organismos multilaterais na Educação Brasileira:

A partir da década de 1990, ___________, ___________________, ___________, produtividade, ____________ e muitos outros conceitos estampam-se em documentos governamentais e configuram um novo receituário de práticas e reformas cujo objetivo maior é fazer as economias de países emergentes como o Brasil, despontarem no cenário internacional.

(OLIVEIRA, Ramon. Agências multilaterais e a educação profissional brasileira. Alínea: Campinas, 2006. – Adaptado)

Em seguida, assinale a alternativa que apresenta as palavras adequadas as colunas acima:


Alternativas:

  • a)

    Eficiência; profissionalização da população; centralização; rapidez.

     
  • b)

    Qualidade; conscientização da população; autonomia; pesquisa.

  • c)

    Qualidade; financiamento da pesquisa; inovação; investimento.

  • d)

    Equidade; globalização da economia; competitividade; descentralização.

  • e)

    Eficácia; globalização da economia; centralização; pesquisa.

💡 1 Resposta

User badge image

Raquel Berto

oi

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais