Buscar

Detalhar a função do mastócito nas reações de hipersensibilidade imediata?

💡 2 Respostas

User badge image

Leo Furtado

É ele quem libera histamina quando o alérgeno se liga ao receptor IGE. A Histamina é responsavel pela manifestação dos sintomas da alergia

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os mastócitos são células livres, grandes que possuem inúmeros grânulos metacromáticos no seu citoplasma.


A função dessas células é armazenar  mediadores químicos da inflamação, como istamina (vasodilatador) ,heparina (anticoagulante) e serotonina.


As moléculas de IgE conectam-se na superfície dos mastócitos que liberam mediadores químicos armazenados promovendo reações alérgicas chamadas “reações de sensibilidade imediata”, que atrai os leucócitos até o local causando vasodilatação. 


Esta sensibilização acontece da seguinte forma: o primeiro contato com substância irritante que causa a alergia provoca a produção de IgE específicas que vão se unir  aos receptores ( que são vários) dos mastócitos. No segundo contato, as IgE conectadas ao mastócito se conectam ao alérgeno e provoca a liberação de mediadores inflamatórios que causam as reações de sensibilidade imediata.
 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais