Buscar

Qual a teoria adotada pelo Código Civil acerca da personalidade civil da pessoa natural?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Como abordado pelo colega em seu comentárioa, o Codigo Civil adota a Teoria Natalista.

Isto significa que a doutrina majoritária entende que detentor dos direitos fundamentais so serão aqueles cujo nascimento se dará com vida, excluindo assim os nascituros, mas, resguardando alguns dos seus direitos. 

Essa teoria está expressa no Art. 02, que diz que o nascimento com vida resulta na personalidade juridica material, ou seja, a criança so alcança os direitos patrimoniais após o nascimento com vida; enquanto o nascituro (aquele que há nascer), possuirá apenas a personalidade juridica formal, isso significa que  a lei põe a salvo desde da sua concepção. 

Deixo alguns links logo abaixo para melhor compreensão do conteudo! 

 

http://flaviotartuce.jusbrasil.com.br/artigos/121820176/no-que-consistem-a-personalidade-juridica-formal-e-a-personalidade-juridica-material

 

http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,a-teoria-adotada-pelo-codigo-civil-acerca-do-inicio-da-personalidade-civil-da-pessoa-natural-uma-analise-a-luz,55191.html

 

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=651

 

2
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Teoria Natalista. Art 2º

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A teoria natalista.

Nada obstante prevaleça entendimento de que o ordenamento jurídico brasileiro adotou a corrente concepcionista, também prepondera que o Código Civil brasileiro adotou a corrente natalista para aquisição da personalidade.

Sendo assim, pela teoria natalista, não importa a viabilidade, ou não, mas sim que haja nascimento com vida, ou seja, que o bebê respire ao menos uma vez, ainda que venha a falecer no minuto seguinte.

Lembrando que a personalidade civil se inicia, para a pessoa natural, do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo o direito do nascituro, desde a concepção (art. 2º, do Código Civil). Vejamos as teorias:

  1. Teoria Natalista: a personalidade civil e, portanto, a capacidade de titularizar direitos e deveres seria adquirida a partir do nascimento com vida, enquanto o nascituro possuiria mera expectativa de direitos, a se efetivar com o nascimento com vida.
  2. Teoria Concepcionista: o nascituro já possuiria capacidade civil desde a concepção, o que poderia ser visto a partir da tutela de diversos direitos, como alimentos gravídicos, possibilidade de testar em favor do nascituro e indenização por danos morais (possibilidade reconhecida pelo STF).

Reportar pergunta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais